Logo após a corrida para saber qual criptomoeda seria o próximo bitcoin (BTC), começou a aposta de qual plataforma de contratos inteligentes seria o próximo Ethereum (ETH). Sem dúvidas, um dos principais líderes dessa jornada é a Solana (SOL).
A altcoin nasceu com o intuito de facilitar a criação de aplicativos descentralizados (DApp). Seu objetivo é melhorar a escalabilidade, introduzindo um consenso de prova de história (PoH) combinado com o consenso de prova de participação (PoS) subjacente do blockchain.
Além de permitir que seus usuários possam ganhar renda passiva através do staking, a Solana possui baixas taxas de transação e baixos custos para a criação de contratos inteligentes.
Solana, a criptomoeda subestimada do top 10
De acordo com o CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, a Solana é uma das altcoins mais subestimadas. Isso porque a criptomoeda tem passado por eventos recentes que impactaram negativamente sua sua jornada.
Só para exemplificar, a concorrente do Ethereum tem demonstrado muita instabilidade em sua rede desde o final de 2021. Um ponto que causou uma queda de 8% no token SOL na última semana foi o hacker em quase 8.000 carteiras da Solana que resultou em um roubo de US$8 milhões.
“O token mais subestimado no momento… Acho que a resposta, em certo sentido, é Solana. Basicamente, porque acho que teve um monte de relações públicas ruins em um curto período, acho que merecia isso para ser justo”, disse Bankman-Fried.
Olhando para a parte tecnológica do ativo blockchain, Bankman-Fried acredita que a equipe da Solana tem trabalhado bem. O empresário apontou que dois terços da tecnologia da Solana já foram melhorados.
Conforme observado por Bankman-Fried, o grande problema na criptomoeda é que todas as vezes que o limite é testado, é quando os usuários descobrem que ela ainda não está no modelo que promete. No entanto, o rosto por trás da FTX acredita que qualquer blockchain teria quebrado se tentasse fazer o que Solana fez.
“Esta foi uma maneira de descobrir o que precisava ser refinado e o que precisava ser melhorado. Eu gostaria que os problemas tivessem sido resolvidos mais cedo, isso teria sido muito melhor”.
LEIA TAMBÉM: Block de Jack Dorsey perde quase R$ 200 milhões em Bitcoin