CEO da Tether emite alerta sobre inteligência artificial

Em uma série de postagens na rede social X, Paolo Ardoino, CEO da Tether, disse estar preocupado com os riscos da centralização de modelos de linguagem de grande escala (LLMs), como o ChatGPT da OpenAI.

Ardoino destacou a vulnerabilidade dos LLMs centralizados a incidentes de segurança, citando como exemplo uma violação de dados sofrida pela OpenAI no início de 2023.

O CEO da Tether também mencionou as críticas de um ex-pesquisador da empresa, que acusou a OpenAI de negligência em suas medidas de segurança, tornando-a suscetível a ataques de atores maliciosos ligados a governos estrangeiros.

Além dos riscos de segurança, Ardoino apontou para os problemas éticos relacionados à centralização de LLMs, como o uso inadequado de dados de usuários e a censura de informações.

Para melhorar esse cenário, o empresário defende que a descentralização da inteligência artificial, por meio de modelos executáveis localmente, é a única forma de proteger a privacidade dos utilizadores dessa tecnologia, garantir a resiliência e a independência das IAs.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Criptomoedas
icon junho 12, 2025

Consultores cautelosos com as criptomoedas: uma mudança iminente?

Escrito por Thiago Barboza
PolitiFi: Trump e Melania lançam memecoins antes da posse; entenda
icon junho 9, 2025

Memecoin da briga Musk x Trump explode

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas com IA
icon junho 12, 2025

Impacto da IA: brasileiros temem perda de empregos

Escrito por Thiago Barboza