CEO da Tether pede por tecnologias descentralizadas após queda global

Ocorreu ontem uma das maiores crises de tecnologia já registradas. Milhares de empresas enfrentaram interrupções em meio a uma atualização de um sistema de uma importante empresa de segurança cibernética, a CrowdStrike.

Paolo Ardoino, CEO da Tether, uma das maiores empresas do mercado de criptomoedas, destacou os problemas da centralização da indústria de tecnologia em recente análise no X:

“A web nasceu descentralizada, ponto a ponto. Hoje está quase totalmente centralizado em torno dos serviços de 3 empresas. Quaisquer problemas de conectividade ou instabilidade na infra-estrutura dessas empresas terão um impacto dramático em nações, cidades, comunidades e empresas inteiras.”

“A concentração e a centralização estão criando um mundo muito frágil, onde quase toda a tecnologia que desenvolvemos até hoje só pode funcionar na melhor das hipóteses e falhará ao primeiro sinal de mudança no ecossistema social/ambiental.”

Ardoino apontou que “as nações e as empresas precisam investir mais em tecnologia peer-to-peer para garantir a máxima resiliência em futuras catástrofes de qualquer tipo”.

Notavelmente, o executivo apontou que a Tether está trabalhando em tecnologias projetadas para “sobreviver a um apocalipse”.

Potencialmente, redes blockchains descentralizadas, como Bitcoin e Ethereum, sobreviveriam a apagões globais da internet sem grandes complicações. Isto se deve ao grau de descentralização geográfica dos operadores da rede, que incluem os nodes, mineradores e demais operadores de infraestrutura. 

A Tether, emissora do USDt, vem investindo em uma série de negócios, que incluem mineração de Bitcoin, empresas de IA e de biotecnologia. A Tether Limited vem diversificando suas operações através do seu modelo de negócios altamente lucrativo.

Atualmente, o USDt é o terceiro maior criptoativo do mercado, com uma capitalização superior a US$ 110 bilhões. Notavelmente, a Tether já é uma das maiores compradoras globais de títulos do governo dos EUA, superando até mesmo grandes estados.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

venezuela-irã-turquia-bitcoin-pagamento-mineração-venezuela-governo-decreto-Militares apreendem 315 ASICs de mineradora local de bitcoin na Venezuela
icon setembro 7, 2024

Líder da oposição na Venezuela propõe adoção do Bitcoin

Escrito por João Victor
Estados Unidos - Bitcoin (BTC)
icon setembro 5, 2024

ETFs de Bitcoin registram 6 dias de saídas consecutivas

Escrito por João Victor
icon setembro 5, 2024

Grok 2.0 prevê que este Altcoin superará Solana (SOL) e Shiba Inu (SHIB)

Escrito por João Victor