O CEO da Uphold, Simon McLoughlin, demonstrou otimismo a longo prazo em relação ao futuro das criptomoedas e preocupação com a ascensão das memecoins. Segundo ele, os “tokens divertidos” são preocupantes para a indústria blockchain como um todo.
McLoughlin destacou o crescimento desenfreado dessas moedas como um fator que vem comprometendo o valor global das criptos com fundamentos. Segundo o executivo, o rápido surgimento de memecoins, muitas vezes criadas por sistemas automatizados de inteligência artificial, é motivo de alarme.
“Estamos testemunhando a criação de cerca de 7 mil novas memecoins por dia, o que está desvalorizando e enfraquecendo todo o setor”, afirmou.
Um dos impulsionadores desse fenômeno é a plataforma Pump.fun, na blockchain Solana. Desde seu lançamento em janeiro, o marketplace já facilitou a criação de mais de 1 milhão de memecoins e gerou uma receita acumulada de US$ 100 milhões. Em média, 4.500 novos tokens desse tipo são criados diariamente através do protocolo.
Apesar das críticas, McLoughlin reconheceu que a Uphold oferece aos seus usuários a oportunidade de investir em memecoins. Através do aplicativo da empresa, os clientes podem acessar uma cesta de tokens de memes populares, como DOGE, FLOKI, PEPE e BONK.