Ícone do site Criptonizando

CEO do Bitcoin Mixer se declara culpado por lavagem de dinheiro na darkweb

Larry Harmon, morador de Ohio, passou anos administrando um mixer de Bitcoin, um serviço que embaralha as origens das transações de criptomoedas de forma que seja difícil para rastreá-las, o que levou à sua prisão em 2017 por acusações de que incluíam conspiração para cometer lavagem de dinheiro .

Depois de lutar no caso por anos, Harmon se confessou culpado das acusações de lavagem de dinheiro na manhã de quarta-feira no tribunal federal em Washington, DC.

O pedido surgiu na iminência de um julgamento no qual Harmon estava preparado para argumentar que seu serviço de mixagem, conhecido como Helix, não era uma ferramenta de lavagem de dinheiro, mas um meio de aumentar a privacidade e facilitar o uso de Bitcoin.

Sua decisão de se declarar culpado sugere que seus argumentos de privacidade provavelmente fracassariam diante das evidências do governo de que o Helix atendia principalmente a sites considerados ilegais, como o agora fechado Alpha Bay.

Durante seu tempo de trabalho com Alpha Bay, Helix lavou cerca de 354.468 Bitcoin, cerca de US$ 300 milhões na época, mas que no momento equivaleria a bilhões de dólares.

“O único objetivo da operação de Harmon era ocultar transações criminosas da aplicação da lei na Darknet, e por causa de nossa crescente experiência nesta área, ele não poderia cumprir essa promessa”, disse Don Fort, chefe de Investigação Criminal do IRS.

A decisão de Harmon de se declarar culpado ressalta como a polícia passou a considerar os mixers – também conhecidos como tumblers – como inerentemente criminosos, mesmo que algumas pessoas os usem para fins legítimos.

O Departamento de Justiça ainda não revelou detalhes do argumento de Harmon, incluindo a pena de prisão que ele cumprirá. Em tais acordos, os réus frequentemente concordam em compartilhar detalhes de operações criminais com as autoridades policiais, a fim de reduzir a duração de suas sentenças. 

De acordo com os registros do tribunal, Harmon está apenas se declarando culpado da acusação de cometer lavagem. O Departamento de Justiça parece ter retirado as outras acusações, que estão relacionadas à operação de um transmissor de dinheiro não licenciado.

Além das acusações criminais, Harmon também foi sujeito a uma multa civil de US$ 60 milhões da FinCEN, a agência do Departamento do Tesouro encarregada de policiar a lavagem de dinheiro.

Leia mais: Mineradora australiana Iris Energy pretende abrir capital

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile