Ícone do site Criptonizando

Charles Hoskinson afirma que não é tarde para criador do Ethereum migrar para Cardano

Criador da Cardano

O  white paper original da Ethereum foi escrito pelo programador russo-canadense Vitalik Buterin e publicado em seu blog em dezembro de 2013.

O Ethereum foi anunciado por Vitalik em 27 de janeiro de 2014 no dia 2 da North American Bitcoin Conference em Miami, Flórida.

Cerca de seis meses depois, os oito cofundadores da Ethereum – Vitalik Buterin, Anthony Di Iorio, Charles Hoskinson, Mihai Alisie, Amir Chetrit, Joseph Lubin, Gavin Wood e Jeffrey Wilke – se conheceram em uma casa alugada em Zug, Suíça.

Embora houvesse algum desacordo entre os cofundadores sobre a decisão do processo de governança, eventualmente o grupo decidiu deixar Buterin tomar a decisão. A Ethereum queria que a Ethereum Foundation fosse uma entidade sem fins lucrativos, então ele pediu a duas pessoas que discordavam – Hoskinson e outro cofundador – que saíssem. 

No ano seguinte, Hoskinsson e Jeremy Wood fundaram a IOHK (agora chamada IOG), “uma das empresas de pesquisa e engenharia de infraestrutura de blockchain”, que desenvolve principalmente o ecossistema da rede Cardano.

Em junho de 2021, Buterin falou sobre Cardano durante uma conversa com o pesquisador de IA do MIT, Lex Fridman.

Os comentários do programador russo-canadense sobre Cardano foram feitos durante o episódio #188 do “Lex Fridman Podcast”. Buterin reconheceu que havia “ideias interessantes” saindo do trabalho que estava sendo feito na plataforma rival de contratos inteligentes.

Buterin afirmou:

“Há definitivamente ideias interessantes lá. Eu acho que Cardano tem uma abordagem um pouco diferente do Ethereum, pois eles realmente enfatizam ter essas grandes provas acadêmicas para tudo, enquanto o Ethereum tende a ficar mais bem com argumentos heurísticos. 

Em parte porque [o Ethereum está] apenas tentando fazer mais rápido. Mas definitivamente há coisas muito interessantes que saem da IOHK Research. “

Apesar de elogiar as ideias da IOHK, Buterin discordou da abordagem de Cardano ao desenvolvimento de software de protocolo:

“Na verdade, sou o tipo de pessoa que acha que o rigor profundo é superestimado. A razão pela qual acho que o rigor profundo é superestimado é porque penso em termos de como os protocolos falham.”

Hoskinson então resolveu responder a Vitalik. Na primeira parte de sua resposta, Hoskinson falou sobre o que ele gostou no Ethereum, o ecossistema e a liderança de Vitalik Buterin:

“Bem, Ethereum em sua instanciação atual é um subconjunto de Cardano. Quando as sidechains vêm, tudo o que o Ethereum é, Cardano é. Eles são combinados. É como os números reais para os inteiros: há muito mais deles e eles fazem muito mais coisas, mas os inteiros estão contidos nos números reais.

Ok, então do ponto de vista tecnológico, camada um, não estou tão preocupado com isso. O ecossistema da camada dois é fascinante. […]

Então, acho que muito pode ser feito além do que estamos fazendo, e o espaço Ethereum está fazendo coisas interessantes lá, e são coisas realmente impressionantes que estão acontecendo.

Há uma coisa interessante sobre a construção da comunidade, você sabe, se você for intelectualmente honesto. Ethereum tem uma comunidade gigantesca. 

Eu pessoalmente às vezes tenho alguns problemas com essa comunidade além de sua aversão por mim. Eu acho que há muito elitismo e arrogância nisso […].

Na segunda parte de sua resposta, Hoskinson falou sobre o que ele não gostou no movimento do Ethereum, ou seja, sua “arrogância” e falta de interesse em aprender sobre sucessos e fracassos de outros projetos, como Cardano, Solana e IOTA:

“O calcanhar de Aquiles do movimento Ethereum, no entanto, é sua incapacidade como movimento, na minha opinião, de entender onde eles têm pontos cegos, ou cognitivos, preconceitos ou pensamentos injustos… reconhecer que Cardano fez coisas legitimamente interessantes…

Há tanta magia no que fizemos, tanto pensamento cuidadoso, tantos milhares de conversas, tantos milhares de reuniões, e incontáveis ​​horas escrevendo código e fazendo ciência e construindo coisas que determinam quem somos, o que somos.

Você não pode, com um projeto que comprometeu tanto trabalho no papel, simplesmente descartá-lo por causa de seu desgosto pessoal pelo fundador e pelo fato de que todo um ecossistema, de alguma forma, sucumbiu a isso, que não vota muito bem para o futuro deles, porque isso acaba prejudicando-os.”

Leia mais: Com Nubank comprando Bitcoin, Warren Buffett agora possui exposição ao criptoativo

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile