Ícone do site Criptonizando

Charles Hoskinson diz que Ethereum está virando uma prisão

ethereum-pow

Para Charles Hoskinson, o fundador da Cardano, o Ethereum se tornou o “Hotel Califórnia’ das criptomoedas”. A referência vem da música de mesmo nome da Banda Eagles, na qual o conteúdo da letra fala de um hotel que as pessoas entram, mas não conseguem sair.

O Merge ocorreu com sucesso, e apesar de ser bem recebida por parte da comunidade, outra parte se incomoda com alguns detalhes referentes à migração. Por isso a citação da música “Hotel Califórnia” feita pelo fundador da Cardano.

O ponto de partida de Hoskinson é que os investidores que realizaram stake de seus ethers (ETH) não podem sacar tais moedas. No entanto, não é somente o fato de não conseguirem sacar, mas não se tem prazo minimamente definido para realizar esse procedimento.

Nesse sentido, tal detalhe já foi pauta de comentários por parte dos desenvolvedores do Ethereum. Cujo a justificativa é que o procedimento seria uma medida de segurança.

“Ethereum está se tornando o Hotel California das criptomoedas”

No tuíte apontado por Hoskinson ainda consta:

“E para constar, as retiradas de Ethereum não estão programadas para [a atualização] Shanghai; não há data prevista. O desenvolvedor-chave não está feliz que as exchanges e outras continuem afirmando o oposto.”

Ademais, no tuíte mencionado pelo fundador da Cardano, consta a imagem dos comentários de Micah Zoltu. Nelas, Zoltu comenta que não vê urgência na liberação dos saques, e sugere que os mesmos podem permanecer bloqueados até 2024.

Ethereum centralizado não é preocupação somente de Charles Hoskinson

Após os primeiros dias de mudança de Proof-of-Work para Proof-of-Stake no Ethereum, alguns dados coletados despertaram o interesse da comunidade em geral.

Em um tuíte da empresa Santiment, verifica-se que apenas dois nodes de PoS geravam quase a metade do total de novos blocos da rede Ethereum.

“De acordo com nosso painel, 46,15% dos nodes para armazenamento de dados, processamento de transações e adição de novos blocos podem ser atribuídos a apenas dois endereços. Esse forte domínio desses endereços é algo a ser observado.”

Com base nessas informações, é visto que o primeiro endereço pertence à Lido, com o segundo sendo da Exchange Coinbase. Contudo, nada se pode afirmar no momento, pois não está claro se estes números podem melhorar com a vinda de novos players, ou se tornarão cada vez mais centralizados.

Um raio de sol no céu nublado dos holders de Ethereum

Nem tudo é desconfiança e problema após o The Merge. O chamado “triplo halving” já ocasiona efeitos sobre a rede do Ethereum.

O protocolo PoS gerou 1.246 ethers após a fusão, entretanto o número gerado pelo PoW no mesmo período de tempo seria de 29.112 ethers. Nesse sentido, após as primeiras horas do The Merge, a emissão de ETH chegou a ficar negativa por conta das da queima de taxas.

Triple Halving

Portanto, alguns investidores como Arthur Hayes comemoram tal redução, no entanto, estão preocupados com o preço do ETH, hoje na casa dos US$ 1.440.

Por fim, a fusão é apenas o início de uma série de grandes atualizações do Ethereum. Contudo, nos próximos anos podemos ainda ver a chegada do Sharding, que promete aumentar a escalabilidade da rede para 100.000 transações por segundo.

LEIA MAIS: Para a Casa Branca criptomoedas são ruins, mas o dólar digital é bom

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile