Charlie Munger pede que EUA proíba as criptomoedas e menciona a China

Charlie Munger

O braço direito de Warren Buffett e vice-presidente da Berkshire Hathaway, Charlie Munger, instou o governo dos EUA a proibir as criptomoedas como a China fez.

Munger compartilhou suas ideias em um artigo de opinião publicado no Wall Street Journal:

“Uma criptomoeda não é uma moeda, não é uma mercadoria e não é um título. Em vez disso, é um contrato de jogo com uma vantagem de quase 100% para a casa, celebrado em um país onde os contratos de jogo são tradicionalmente regulados apenas por alguns estados […].”

“Obviamente, os EUA devem agora promulgar uma nova lei federal que impeça que isso aconteça”, enfatizou Munger.

O vice-presidente da Berkshire fez referência a dois precedentes que podem fornecer informações sobre como banir criptomoedas de maneira eficaz. 

A primeira é a proibição de criptomoedas da China, disse ele, acrescentando que o governo chinês “concluiu sabiamente que elas [criptomoedas] trariam mais danos do que benefícios”.

Menger não mencionou que a China é uma ditadura totalitária que restringe qualquer ferramenta que proporcione liberdade a seus cidadãos, incluindo a internet livre. Menger também parece não entender nenhum dos vários aspectos positivos do BTC para a humanidade.

O segundo precedente é que, a partir de 1700, a Inglaterra enfrentou uma grave depressão após o fracasso de um esquema de comércio especulativo. Em resposta, o país proibiu o comércio público de novas ações ordinárias por 100 anos, explicou Munger. 

Durante esse tempo, “a Inglaterra deu, de longe, a maior contribuição nacional para a marcha da civilização, liderando fortemente tanto o Iluminismo quanto a Revolução Industrial e, além disso, gerou um pequeno país promissor chamado Estados Unidos”, opinou.

Munger concluiu:

“O que os EUA devem fazer após a proibição de criptomoedas? Bem, mais uma ação pode fazer sentido: agradecer ao líder comunista chinês por seu esplêndido exemplo de senso incomum.”

O executivo da Berkshire há muito tempo é um cético sobre bitcoin e cripto. Menger chamou o BTC de “veneno de rato” e comparou o mercado de criptomoedas a “lixo comercial”.

Ele disse em 2021 que gostaria que as criptomoedas nunca tivessem sido inventadas e elogiou a China por banir as criptomoedas. Ele também chamou o bitcoin de “nojento e contrário ao interesse da civilização”.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Ethereum hoje
icon maio 23, 2025

Ethereum hoje: Pectra desperta bilhões adormecidos e preço dispara

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 14, 2025

Primeira Bolsa de imóveis tokenizados do mundo será lançada no Brasil

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 16, 2025

USDT bate recorde de oferta e deve crescer 600% até 2030

Escrito por Thiago Barboza