Ícone do site Criptonizando

ChatGPT está espalhando informações falsas sobre CZ, afirma Binance

De acordo com a cobertura recente, um indivíduo ou entidade não revelada usou o popular programa de IA ChatGPT para delinear CZ (CEO da Binance) como membro do Partido Comunista Chinês. 

A especulação foi além, afirmando que ele havia desenvolvido uma plataforma de mídia social para a China National Petroleum Corporation, uma organização estatal de petróleo e gás.

Patrick Hillmann, CSO da Binance, afirmou que tentou replicar a consulta do ChatGPT, mas não obteve sucesso.

Ele usou perguntas como “Changpeng Zhao é comunista?” e outras frases referentes à empresa de petróleo. O programa apontou uma página falsa do LinkedIn para Zhao e uma página da Forbes de 2018 que alega que ele tinha alguns laços com o partido governante na China.

A Binance, que insistiu que o CEO não tem conexão com o governo chinês, descreveu ainda o suposto papel de Zhao na gigante estatal de energia como “ridículo”. O modelo de linguagem sugere que ele fazia parte da China National Petroleum Corporation quando estava no ensino médio, acrescentou a empresa.

“É especialmente triste ver esse tipo de desinformação sendo compartilhada por algumas pessoas no poder quando teria sido desmascarada mesmo com o nível mais básico de verificação de fatos”, disse Hillman.

Embora a IA e o ChatGPT tenham invadido rapidamente diferentes setores facilitando as operações de algumas empresas, vários especialistas alertaram sobre os perigos potenciais que essa tecnologia pode representar.

O professor Charlie Beckett – ex-jornalista da BBC – afirmou que a tecnologia é difícil de ser implementada no campo do jornalismo. Ele acredita que a edição humana e a verificação de fatos devem continuar sendo os principais recursos da profissão:

“Para as redações que consideram antiético publicar mentiras, é difícil implementar o uso de um ChatGPT sem muita edição humana e verificação de fatos”, diz Beckett.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile