Ícone do site Criptonizando

China aumenta produção de ouro em meio a aumento na demanda

Bitcoin - ouro

Bitcoin - ouro

De acordo com relatórios da Gold Association of China citados pela Xinhua, as minas de ouro operadas pelas maiores mineradoras da China produziram 32,72 toneladas do metal precioso durante o primeiro trimestre de 2023.

A China é considerada o maior produtor de ouro do mundo, minerando 372 toneladas de ouro em 2022, desafiando as projeções pessimistas de relatórios que apontavam para um declínio no setor. 

No entanto, os números do ano passado estão longe das 453,5 toneladas extraída pela China em 2016, o maior número de sua história.

A recuperação da produção de ouro chinesa é fundamental para o país em um mercado onde os bancos centrais mantiveram a demanda por ouro alta. Em março, o World Gold Council afirmou que os bancos centrais provavelmente continuarão comprando ouro este ano, aumentando suas reservas mesmo que as compras não atinjam os níveis recordes registrados em 2022.

Grande parte dessa demanda vem da China, que adicionou mais de 100 toneladas de ouro aos seus cofres durante uma sequência de cinco meses de compras. A reserva nacional de ouro da China é estimada em 2.068 toneladas. No entanto, o maior comprador de ouro no ano passado foi o banco central da Turquia.

Analistas especulam que essa corrida do ouro pode estar relacionada ao recente movimento de desdolarização que alguns países vêm promovendo nos mercados mundiais. 

As reservas mantidas pelos bancos centrais em dólares americanos caíram para 47% em 2022, algo que está sendo interpretado por alguns como uma saída para outros ativos.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile