A China está distribuindo US$5 milhões em Yuan digital na cidade de Shuzho, o CBDC pode competir com os gigantes de pagamentos.
De acordo com o Finance Magnates, a China pretende distribuir 150 mil pacotes com 200 Yuan em cada.
As pessoas que forem sorteadas para utilizar o Yuan digital, precisam gastar o dinheiro na plataforma do parceiro de e-commerce JD.com ou em algumas outras lojas físicas no mês de fevereiro.
A criptomoeda da China desenvolvida pelo Banco Central (CBDC), pode ser a primeira a entrar para o mercado.
Em janeiro, a China distribuiu 20 milhões de Yuan digital, cerca de US$3 milhões, na cidade de Shenzhen.
A distribuição da moeda faz parte dos testes avançados para o lançamento e expansão em todo o país.
O Banco Popular da China (PBoC) vê o Yuan digital como uma oportunidade para competir com o WeChat Pay e o AliPay.
Os dois gigantes de tecnologia dominam os pagamentos digitais no país. A China tem o maior mercado de pagamentos digitais atualmente.
É possível resolver quase tudo através do smartphone, como documentação do governo, cobrança de pagamento, envio de dinheiro, entre outros.
O AliPay possui 55,4% do mercado de pagamentos digitais na China. O lançamento do Yuan digital pelo Banco Popular da China vai reforçar o papel do país como uma superpotência crescente.
Contudo, o desenvolvimento e a crescente demanda pelo Yuan digital, traz preocupações sobre o domínio financeiro americano.
Os EUA ainda estão pesquisando a possibilidade de emitir um dólar digital. A Suécia está competindo com a China para ver quem lança seu CBDC primeiro.
Este ano pode ser o ano do lançamento que pode mudar o setor financeiro e o das criptomoedas.