China pode proibir subsídios para mineração de Bitcoin

Nesta semana, a atividade de mineração de criptomoedas foi colocada em uma lista de cerca de 450 indústrias que a principal entidade de planejamento econômico da China, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR), pretende eliminar.

Atualmente, a maioria das empresas de mineração recebem subsídios ou outros benefícios, como desconto na energia elétrica. Caso a decisão seja aprovada, os governos locais da China seriam proibidos de subsidiar os mineradores de Bitcoin e outras criptomoedas, segundo publicação do The New York Times desta terça-feira (09).

De acordo com Zhao Qianjie, ex-executivo da exchange de bitcoin BTCChina, a mudança será que o custo de mineração vai subir.

“A atividade seria classificada como uma indústria que não poderia ser incentivada ou autorizada a se expandir, mas não é uma proibição”, disse Zhao.

Entretanto, continuar com as atividades de mineração não seria tão simples, já que o regimento local poderia proibir as cidades que dão subsídios em energia elétrica ou cedem suas fazendas para mineradores em troca de empregos para os cidadãos a continuarem com a ação.

Se isso acontecer, como a mineração de criptomoedas acontece através de computadores, os mineradores teriam de encerrar suas atividades devido ao alto gasto com consumo de energia elétrica.

Contudo, a CNDR informou que antes de decidir irá buscar comentários públicos até 7 de maio.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon maio 20, 2025

Hackathon propõe uso de stablecoins para solução do mundo real

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 14, 2025

Primeira Bolsa de imóveis tokenizados do mundo será lançada no Brasil

Escrito por Thiago Barboza
Uso do protocolo Bitcoin Runes cai drasticamente no final de 2024
icon maio 16, 2025

RUNE salta mais de 50% e reanima THORChain

Escrito por Thiago Barboza