Cientistas dizem que sistema monetário do Bitcoin é o mesmo de moeda centenária feita de pedra

Embora o Bitcoin e a tecnologia blockchain tenham sido criados há apenas uma década, existem muitas similaridades entre os princípios dessa tecnologia e um sistema monetário de centenas de anos atrás. 

Os conceitos da nova tecnologia são os mesmos de gigantes discos de pedra chamados rai, que eram usados há muito tempo como dinheiro na ilha de Yap, no Oceano Pacífico, revelou um estudo de antropologia publicado na última sexta-feira (7).

“Esculpidas em pedreiras de calcário localizadas nas ilhas de Palau, a cerca de 400 quilômetros de Yap, elas são os maiores objetos que já se moveram sobre o Oceano Pacífico aberto durante a era de contato pré-européia.”

Scott Fitzpatrick, arqueólogo da Universidade de Oregon

Similaridades entre Bitcoin e Rai

O Rai era uma forma de moeda que dependia de um sistema público, de contabilidade comunitária, que fornece transparência sobre transações e segurança, além de ser um sistema descentralizado. Te lembra algo? Sim, exatamente como o Bitcoin funciona!

No caso do Bitcoin e outras criptomoedas, o ledger público é chamado de blockchain: um registro aberto de propriedade e transações espalhadas por vários computadores na Internet.

Já no caso do Rai, que é “uma das moedas mais intrigantes do mundo”, segundo Fitzpatrick, há centenas de anos atrás, os ilhéus yapes tinham um livro-razão oral.

Tudo era contado e transmitido através gerações para ajudar a comunidade a registrar e comunicar mudanças na posse da moeda por presentes de casamento, incentivos políticos ou até mesmo o pagamento de resgates.

De acordo com Fitzpratrick e Stephen McKeon, coautor do estudo, os Rai foram considerados “extremamente valiosos, mas dado seu tamanho, peso e relativa fragilidade, eles não foram tipicamente movidos após serem colocados em um local específico”.

“Como resultado, se um rai fosse presenteado ou trocado, o(s) novo(s) proprietário(s) de um disco podem não ter vivido próximo a ele. Para garantir que a propriedade fosse conhecida e indiscutível, um livro-razão oral foi usado nas comunidades para manter transparência e segurança.”

Sistema de contabilidade possui a mesma função

Não é preciso dizer que o Bitcoin é usado para finalidades muito diferentes do Rai, mas seu sistema de contabilidade tem a mesma função, afirma McKeon.

“Ambas as unidades são criadas através da mineração de um recurso escasso que, em seguida, demonstra a prova de trabalho. O armazenamento (ou custódia) dessas unidades recém-mineradas garante que as unidades estejam seguras. À medida que as novas unidades são criadas, a propriedade é estabelecida por meio da negociação peer-to-peer , e cada participante no nó é informado da transferência de valor. Qualquer futura troca de uma unidade que ocorre é automaticamente registrada e conhecida por todos os participantes, o que garante transparência e mantém a segurança. O novo proprietário é então registrado através do processo de auditabilidade em um ledger distribuído (oral para rai ou eletrônico para criptomoedas).”

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoins hoje
icon julho 7, 2025

Bitcoin despenca pós-ataques Israel-Irã: comprar ou vender?

Escrito por Conny Chu
Como posso prever o preço do Bitcoin?
icon junho 14, 2025

Bitcoin vence a inflação, diz Paul Tudor Jones

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas
icon junho 6, 2025

Jovens priorizam criptomoedas: o adeus à poupança?

Escrito por Thiago Barboza