Ícone do site Criptonizando

Cliente da Foxbit é vítima de golpe e processa a corretora

foxbit corretora roubo phishing processo cliente bitcoin

A corretora brasileira de criptomoedas Foxbit está enfrentando um processo aberto por um cliente que culpa a empresa por ter sofrido um roubo de R$ 25.000 após cair em um golpe de phishing.

Segundo publicação do Livecoins, o usuário pede a devolução do dinheiro roubado de sua conta na plataforma, com adição de R$ 10.000 por danos morais.

Conforme consta nos autos, o cliente alega que foi surpreendido com aquisições e transferências em sua carteira de bitcoins em 17 de janeiro de 2018. As operações, no entanto, não teriam sido consentidas.

Golpes de phishing, no qual páginas falsas simulam uma plataforma legítima para conseguir dados pessoais de usuários e posteriormente roubá-los, crescem a cada dia no mercado de criptomoedas.

A Foxbit, por sua vez, culpa o próprio usuário pela perda, alegando que o roubo poderia ter sido evitado se ele tivesse ativado opções de segurança, como a autenticação de dois fatores, conhecida como 2FA.

No entanto, conforme apontou a matéria, em 2018 a Foxbit tinha uma falha de segurança na 2FA, o que gerou grande prejuízo aos clientes. Os usuários que conseguiram acordos com a empresa receberam devolução de apenas 50% do valor.

Ficou determinado pela Justiça que um perito de tecnologia analisará o caso para saber se houve ou não falha por parte da corretora.


Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile