Ícone do site Criptonizando

Clientes estão processando a carteira de criptomoedas Ledger após ataque hacker

Carteira Hardware

A carteira de criptomoedas Ledger está sendo processada por clientes, em uma ação coletiva, por uma violação massiva de dados. A queixa foi apresentada ao Tribunal Distrital dos Estados Unidos. 

Os clientes alegam que a Ledger e Shopify, uma plataforma de comércio eletrônico em parceria com a hardware wallet, “permitiu negligentemente, ignorou imprudentemente e, em seguida, procurou encobrir intencionalmente a violação”.

A empresa Ledger fornece carteiras de hardware, que são consideráveis as mais confiáveis para armazenar criptomoedas. São dispositivos de armazenamento físico que permitem manter as criptomoedas offline. 

Contudo, as carteiras de hardware, como essa da Ledger e da Trezor, pretendem oferecer a melhor experiência, sendo mais portáteis e mais acessíveis. Portanto, isso faz com que as carteiras se tornem imunes a ataques hackers on-line. 

Vazamento de dados da Ledger  

Em julho do ano passado, a empresa anunciou que sofreu um ataque hacker nos servidores. Os invasores adquiriram 1 milhão de e-mail de clientes, junto com uma lista de endereços de e-mail associados e documentos pessoais. 

Nenhum dinheiro ou criptomoeda foi roubado. Mas para os clientes da Ledger, o vazamento de dados é tão ruim quanto. O processo coletivo é referente á esse ataque hacker. 

De acordo com a reclamação “Para o mundo dos hackers, a lista de clientes de Ledger é ouro.  Uma lista de pessoas que converteram suas riquezas substanciais em ativos digitais anônimos que podem ser transferidos sem deixar vestígios”. 

Contudo, os hackers podem manipular ou obrigar esses clientes a fazer transferências não rastreáveis e irreversíveis das criptomoedas. Os riscos para a segurança são enormes, segundo o Decrypt

Os investidores que compram hardware wallet tendem a ter um alto valor líquido em criptomoedas. Com o ataque hacker, os investidores estão sujeitos a assédios cibernéticos e físicos.

Depois do ataque, alguns clientes relataram ter sido alvo de tentativas de phishings. Afirmando ter recebido emails bastante convincentes que solicitavam atualização do software da carteira.

Resposta da empresa na época do ataque hacker

Entretanto, na época, a empresa declarou que não tem como reembolsar milhões de usuários. O CEO da Ledger, Pascal Gauthier disse que, “Isso simplesmente mataria a empresa”.

Os clientes estão buscando ser indenizado pelo vazamento dos dados de julho. A nova declaração do conselheiro geral da Ledger, Antoine Thibault, diz que a empresa “não comenta sobre questões legais em andamento”. 

Em seguida, reforçou para os clientes nunca divulgarem as suas 24 palavras e validar a identidade do destinatário das suas transações. “Você tem o controle único e total do acesso às suas criptomoedas”, declarou Antoine. 

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile