Ícone do site Criptonizando

Cofundador da Onecoin, Karl Sebastian Greenwood, condenado a 20 anos de prisão

OneCoin - FBI

OneCoin - FBI

Karl Sebastian Greenwood, uma das figuras-chave no esquema Ponzi mais notório da história das criptomoedas, Onecoin, vai passar duas décadas na prisão. 

A sentença, imposta pelo juiz distrital dos EUA Edgardo Ramos, foi anunciada na terça-feira pelo procurador dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York, Damian Williams.

Greenwood foi cofundador da Onecoin, com sede em Sófia, Bulgária, e iniciou suas operações em 2014, junto com Ruja Ignatova, uma cidadã alemã nascida na Bulgária, apelidada de “Criptoqueen”. A Onecoin comercializou e vendeu uma criptomoeda falsa com o mesmo nome por meio de uma rede global de marketing multinível (MLM).

Como resultado das suas atividades, pelo menos 3,5 milhões de vítimas em todo o mundo, incluindo dos EUA, investiram 4 mil milhões de dólares na fraude, apenas entre o quarto trimestre de 2014 e o quarto trimestre de 2016.

Os membros do Onecoin receberam comissões por recrutar outras pessoas para comprar pacotes de criptoativos. Greenwood, cidadão da Suécia e do Reino Unido, ganhou 5% das vendas mensais, alegadamente ganhando cerca de 300 milhões de dólares, que foi condenado a pagar em confisco, além da pena de prisão.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile