Ícone do site Criptonizando

Cofundador da Ripple vende 28 milhões de tokens XRP

xrp-ripple-preço-cofundador

Um mês desde a abertura do processo da SEC dos Estados Unidos contra a Ripple e o cofundador da empresa emissora da XRP, Jed McCaled, decidiu vender 28,6 milhões de seus tokens.

McCaleb estava há 25 dias sem realizar vendas dos tokens XRP que recebeu como cofundador da empresa.

O executivo começou a trabalhar no projeto em 2011, embora a Ripple Labs só tenha sido lançada em 2013.

No total, cerca de US$ 8,78 milhões em XRP deixaram a carteira do programador norte-americano que hoje é cofundador e CTO de outra criptomoeda alternativa, a Stellar Lumens (XLM).

McCaleb deixou a Ripple em 2014 para trabalhar na XLM. Na época, ele recebeu 8 bilhões de tokens XRP pelo papel que teve no desenvolvimento e fundação da empresa que foi inicialmente batizada de OpenCoin.

Desde então, o empresário tem vendido XRP periodicamente. Ele também já doou parte dos recursos para instituições como a Give Directly, Literacy Bridge, e outras.

McCaleb havia parado de vender seus tokens há 25 dias, possivelmente devido ao processo da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA contra a Ripple e seus cofundadores Brad Garlinghouse e Chris Larsen.

Na ação, o órgão regulador alega que a empresa e seus executivos “levantaram mais de US$ 1,3 bilhão por meio de um contrato não registrado de oferta contínua de títulos de ativos digitais”.

O processo derrubou o preço do XRP e levou à retirada do token de exchanges, fundos de investimentos e outros.

Revoltados, entusiastas da comunidade da Ripple abriram uma petição contra a alegação da SEC, pedindo ao governo norte-americano que intervenha e considere o XRP como uma criptomoeda.

Quem apontou o retorno das vendas de XRP por Jed McCaleb foi o pesquisador Leonidas Hadjiloizou no Twitter:

“Jed havia pausado as vendas de XRP desde que o processo da SEC foi anunciado. Após 25 dias sem vendas, 28,6 milhões de XRP foram vendidos hoje”, escreveu.

Jed’s Tacostand had paused XRP sales ever since the SEC lawsuit was announced. After 25 days of no sales, 28.6 million XRP was sold today. pic.twitter.com/XTMgmvDFZF

— Leonidas Hadjiloizou (@LeoHadjiloizou) January 18, 2021

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile