Ícone do site Criptonizando

Coinbase está à beira da falência?

Embora a Coinbase tenha feito boas parcerias nos últimos meses e até aparecido em um documentário na Amazon, os rumores sobre a falência da principal exchange dos Estados Unidos persistem. 

O que está motivando essa teoria? 

Em julho deste ano (2022), a Coinbase suspendeu seu Programa de Afiliados. Logo após, a empresa encerrou o serviço Coinbase Pro. 

Contudo, é válido ressaltar que, no lugar da rede de negociação avançada, a exchange anunciou um recurso semelhante ao Coinbase Pro chamado Advanced Trade. 

No segundo trimestre de 2022, a exchange também informou que a mesma passou por uma perda de US$1,1 bilhão de suas receitas. Esse comportamento representa uma queda de 60% em relação a 2021. 

Para mais, a plataforma de negociação de criptomoedas fez a fusão de seus livros de pedidos do USD com o USDC.

Esses fatores contribuíram para a especulação de que a Coinbase está se tornando insolvente e pode ser a próxima vítima do mercado de ursos. Afinal, os números de negociações na corretora diminuíram. 

Mas será mesmo que a Coinbase irá falir?

Do outro lado da especulação estão os investidores que acreditam que essas acusações não passam de FUD em cima da exchange cripto que descartou a possibilidade de estar caminhando para a falência. 

Além disso, a Coinbase fez questão de informar aos seus investidores e acionistas que foca no gerenciamento de risco. Por essa razão, não fez negócios com empresas que entraram em falência em 2022, como é o caso da Terraform Labs e da Celsius Network

Outro ponto levantado pela exchange é que ela investiu no desenvolvimento de produtos com recursos de alta qualidade e gerenciamento de risco adequado para usuários de varejo e clientes institucionais.

Segundo Brian Armstrong, a empresa está trabalhando para fornecer aos usuários de varejo a mesma proteção legal que a dos clientes Prime e Custody em caso de um evento de cisne negro.

Problemas que a exchange cripto enfrenta

Apesar de a queda do mercado de criptomoedas fortalecer a ideia de problemas para a Coinbase, a briga séria que ela possui agora é com a SEC

O órgão regulador está de olho na exchange. Sendo assim, enviou intimações e solicitações de documentos e todas as informações pertinentes sobre os produtos da empresa, incluindo nessa lista o processo de listagem de tokens. 

A SEC confrontou a Coinbase, afirmando que 9 de 25 de suas criptomoedas são títulos. No entanto, a exchange disse que isso não é verdade.

“Nossa petição pede à SEC que desenvolva uma estrutura regulatória viável para títulos de ativos digitais guiada por procedimentos formais e um processo público de aviso e comentário. Em vez de aplicação arbitrária ou orientação desenvolvida a portas fechadas”, disse Faryar Shirzad, CPO da Coinbase.

LEIA MAIS: Cardano NFT é o terceiro maior protocolo de tokens não fungíveis por volume de negociação

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile