Ícone do site Criptonizando

Colômbia emite guia para implementação de blockchain no país

Colômbia - Mineração de Bitcoin

O Ministério de Tecnologia da Informação e Comunicação da Colômbia, Mintic, emitiu um guia que descreve as etapas para implementar a tecnologia blockchain em projetos direcionados ao país. 

O documento define blockchain e seus elementos básicos, e também descreve as diretrizes que alguns projetos devem seguir.

O documento, intitulado “Guia de referência para a adoção e implementação de projetos com tecnologia blockchain para o estado colombiano”, explica os fundamentos do blockchain e os tipos de projetos que se beneficiariam da integração do blockchain em seus serviços. 

O documento afirma:

“Um projeto de tecnologia blockchain no setor público requer uma revisão detalhada dos requisitos do desafio público a ser resolvido e a usabilidade que o banco de dados distribuído teria dependendo do tipo de projeto.”

Além disso, o documento diz que a implementação desta tecnologia deve estar sujeita ao atual marco legal do país, no qual as entidades estatais são obrigadas a cumprir o que está expressamente estabelecido na lei colombiana.

Recentemente, a Colômbia elegeu Gustavo Petro, que se mostrou favorável ao Bitcoin e à mineração do criptoativo nos últimos anos.

Projetos em desenvolvimento

A Colômbia já identificou alguns dos problemas que poderiam ser resolvidos usando a tecnologia blockchain. 

O documento menciona vários projetos, incluindo o RITA, uma rede desenvolvida por uma universidade nacional que usa blockchain para garantir e verificar a autenticidade de diplomas acadêmicos.

Recentemente, uma nova aplicação da tecnologia foi anunciada pela Mintic, que visa ajudar os cidadãos que precisam de seus próprios certificados de terra. 

O projeto, que foi concluído recentemente por uma empresa terceirizada chamada Peersyst Technology, usará o Ripple Ledger como base para registrar e verificar a autenticidade desses certificados. 

O projeto visa acelerar o processo de emissão desses documentos fundiários, com o objetivo de entregar 100.000 das certidões aos proprietários de terras em pouco tempo.

O Brasil também está impulsionando sua própria rede baseada em blockchain. 

A estrutura, chamada de Brasil Blockchain Network, será usada para que as instituições construam seus próprios aplicativos, com a ideia de melhorar a transparência das organizações públicas.

O bitcoin é negociado a cerca de US$ 21 mil, com alta de 5,42% nas últimas 24 horas.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Brasil pode se tornar centro mundial para mineração de Bitcoin (BTC) com nova lei em discussão

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile