Ícone do site Criptonizando

Como a Bitcoin faz dinheiro

A Bitcoin surgiu em 2009 depois que seu criador anônimo, Satoshi Nakamoto, apresentou o conceito de uma moeda digital descentralizada. Ela se tornou a plataforma de lançamento de muitas outras moedas virtuais, inspirando uma indústria global avaliada em mais de 3 trilhões de dólares. No entanto, a Bitcoin continua sendo a criptomoeda de maior destaque, cada vez mais procurada por corporações, investidores e empresas em todo o mundo. A melhor maneira de comprar essa criptografia é por meio de uma troca segura como este Site Oficial, onde seus ativos digitais não correm o risco de serem comprometidos.

O sistema descentralizado da Bitcoin permite que seus usuários enviem e recebam pagamentos de forma autônoma, sem intervenção externa. A rede é composta por mineiros independentes que validam transações em blockchain e gerem novas Bitcoins para circulação em troca de recompensas. Isso facilita a segurança das transações e redes Bitcoin. Ainda assim, há muito mais sobre a Bitcoin que você deve saber para entender como ela faz dinheiro. 

Um sistema de caixa eletrônico Peer-to-Peer 

A Bitcoin compartilha algumas características com dinheiro real, mas também possui várias qualidades únicas. Por exemplo, sua rede descentralizada peer-to-peer funciona com software de código aberto que permite a qualquer pessoa participar da manutenção do registro público de transações. Sua tecnologia de blockchain subjacente transmite todas as transações para os mineiros da rede, chegando a um consenso e incluindo-as em blocos.

Os mineiros validam as transações em blocos cronologicamente, criando um registro público de todas as transações Bitcoin. A validação das transações Bitcoin na blockchain também reduz o risco de duplicação de gastos ou reversão de pagamentos, protegendo os usuários contra fraudes.

Mineração de Bitcoin

A rede distribuída da Bitcoin permite que qualquer pessoa ao redor do mundo envie e receba fundos sem a interferência de bancos ou autoridades reguladoras. Ela também permite que entidades independentes ou mineiros forneçam seus servidores para processar transações. Eles utilizam computadores e softwares sofisticados para sincronizar o registro de transações de lixeiras, criando um consenso que protege a rede de qualquer forma de controle central.

Os mineiros recebem uma taxa de transação para validar pagamentos e cunhar novos tokens. O processo envolve a conclusão de cálculos criptográficos, e somente o primeiro mineiro a resolver o quebra-cabeça recebe as recompensas em Bitcoin. As recompensas são reduzidas pela metade a cada quatro anos em um processo chamado de “halving”. Vale ressaltar também que a Bitcoin tem um limite de fornecimento limitado de apenas 21 milhões de tokens. 

O valor da Bitcoin 

Ao contrário das moedas fiduciárias, cujos valores são vinculados a ativos físicos e regulamentados pelos governos, a Bitcoin é uma moeda digital não vinculada a nenhuma mercadoria física ou autoridade. Em vez disso, seu valor vem da vontade do povo de utilizá-la como pagamento e um ativo de investimento. O valor da Bitcoin flutua principalmente com base nas percepções do público.

Por exemplo, comentários positivos sobre a Bitcoin, tais como as campanhas dos líderes da indústria, permitem que ela ganhe valor. Alternativamente, os sentimentos negativos como os hacks de plataformas de criptomoedas afetam a imagem da Bitcoin, fazendo com que seus preços baixem.

A elevada volatilidade da Bitcoin a torna um ativo com flutuações de preços acentuadas e substanciais. O valor da Bitcoin disparou no outono de 2020, perdendo apenas quase metade na primavera seguinte. Começou a subir novamente alguns meses depois, subindo quase o dobro para atingir o preço de 68.000 dólares por BTC em novembro. A Bitcoin demonstrou a capacidade de resistir melhor à inflação do que as moedas fiduciárias e outros ativos tradicionais. 

Embora o fornecimento de Bitcoin seja limitado a apenas 21 milhões de tokens, as moedas individuais são divisíveis em oito pontos decimais. Isso permite que os usuários gastem com microtransações maiores, médias e mais pequenas. A oferta limitada de Bitcoin induz à escassez, permitindo que ela atraia e retenha uma proposta de maior valor ao longo do tempo. Os especialistas acreditam que a Bitcoin se tornará ainda mais valiosa devido a sua crescente demanda e diminuição da oferta.

A Bitcoin é sem dúvida a criptomoeda mais popular e lucrativa atualmente. O artigo acima delineou o que você precisa saber sobre como ela funciona e faz ganhar dinheiro. 

Sair da versão mobile