Ícone do site Criptonizando

Como escolher um banco digital?

Negociando Forex com iPhone

Como escolher um banco digital? Tudo que você precisa saber!

Você deve concordar que nossa relação com os bancos nunca foi tão digital. Não é mesmo? A grande verdade é que uma vez que o cliente experimenta a facilidade e a praticidade de um banco digital, é quase que um caminho sem volta. 

Isso porque os bancos digitais são opções bastante competitivas em relação aos grandes Bancos tradicionais! 

Tanto que, como você já deve ter percebido, temos bancos renomados migrando para essa modalidade de atendimento. 

Porém, infelizmente, com tantas opções, nem sempre escolher o melhor banco digital é uma tarefa tão simples. Afinal, o que analisar? Por onde começar? O que é crucial para tomar a melhor decisão?

Bom, se você tem encontrado dificuldades ao longo desse processo, não se preocupe, no artigo a seguir, nós te ajudamos a escolher o banco digital certo perfeito para resolver as suas necessidades com base em alguns pontos e critérios essenciais. 

Afinal, o que é um banco digital? Principais vantagens e benefícios! 

Bom, como o próprio nome já sugere: Bancos digitais são bancos que existem 100% digitalmente! 

Nesse caso, ter uma conta num banco digital quer dizer que TUDO que você fizer com esse banco será pela internet. 

Com interfaces ultramodernas, em geral, o atendimento desses bancos costuma ser muito mais ágil e personalizado que dos grandes Bancos tradicionais.

Outro ponto muito interessante é que a maioria dos bancos digitais não costumam cobrar taxas para você abrir sua conta, e também não cobram a manutenção. Ou seja, é uma conta totalmente sem taxas!

Há bancos digitais que contam também com opções para você investir seu dinheiro com opções de CDBs, muitas vezes, bem mais vantajosos que os bancos para você investir o seu dinheiro. 

Porém, apesar das inúmeras opções, a grande verdade é que escolher um banco digital não é uma tarefa simples.  Mudar nunca foi tão fácil, mas nunca tivemos tantas opções.

Pensando nisso, no próximo tópico te passaremos algumas dicas que poderão te ajudar a escolher o banco digital certo. 

Como saber qual é o melhor banco digital? 

Bom, a resposta para essa questão passa por muitas variáveis. Vamos a elas: 

Regulamentação no Banco Central

Um dos principais critérios na hora de escolher um banco, seja ele digital ou não, deve ser sempre a segurança. E aqui vale lembrar que o conceito de segurança da conta vai além da questão de proteção dos seus dados e patrimônio dos hackers.

Nesse caso, para evitar maiores problemas é preciso conhecer o histórico do banco e avaliar se ele é uma opção que tem força no mercado. 

Recomendamos que na hora de escolher um banco on-line, que você primeiro entre na página do Banco Central (Bacen) e verifique se a instituição está autorizada a realizar operações financeiras. 

A página “Acesso à Informação” do Bacen oferece a possibilidade de pesquisar por nome, segmento, CNPJ ou município.

Esse passo é importante porque caso um banco chegue a quebrar, o Banco Central vai pedir a liquidação extrajudicial dele, e esse processo burocrático vai impactar a sua rotina financeira.

Usabilidade dos aplicativos

O próximo ponto que precisa ser analisado é a usabilidade dos aplicativos. É preciso que você estude com cautela como é a interface do aplicativo, bem como as tecnologias de segurança envolvidas. 

Veja se o seu banco conta com, por exemplo, recursos como QR Code, autenticação de dois fatores e blockchain. 

No final, isso fará a diferença na hora de transferir sua conta-salário e centralizar seus rendimentos de aluguel, reajuste salarial e outros recebíveis

Taxas

A isenção de cobrança de tarifas, taxas e mensalidades também deve ser levada em consideração antes de escolher a melhor conta digital. 

Como falamos durante o artigo, a maioria dos bancos digitais não costumam cobrar taxas para você abrir sua conta, e também não cobram a manutenção. 

Isso porque eles estão inteiramente apoiados em tecnologia da informação e, por isso, têm pouca burocracia e menores custos operacionais. 

Tudo isso acaba sendo convertido ao cliente na forma de isenção de taxa de administração e transferências (TED/DOC) gratuitas.

Porém, não são todos os Bancos. Pensando nisso, sempre leia muito bem o site do banco digital para ter certeza que não vai ter nenhuma taxinha escondida lá na frente. 

Benefícios (parcerias e cashback)

Muitos Bancos digitais hoje investem em benefícios como parcerias e Cashbacks e esse fator também deve ser relevante na análise de custo-benefício do melhor banco digital para você.

Alguns Bancos oferecem, por exemplo, programas de pontos, iniciativa que transforma gastos em cartão de crédito em pontos que podem ser trocados por produtos e até por passagens aéreas, dependendo da quantidade. 

E sim, tal benefício já é muito comum nos Bancos tradicionais, porém, eles ganharam ainda mais força nos digitais.

Nesse caso, para quem utiliza bastante o cartão de crédito, vale analisar esse fator — já que, de certa forma, funciona como um cashback.

Suporte prestado

Por último, mas não menos importante, analise como é o atendimento oferecido pelo banco digital. 

Cabe frisarmos que não adianta migrar a sua conta para um banco que não oferece um atendimento especializado, e não se preocupa com a experiência do cliente.

Lembre-se que o ideal é que você possa ter uma conta digital em um banco que seja seu parceiro financeiro, e não seu credor.

Como foi possível perceber, entender como funciona um banco digital é essencial se você pretende utilizar essa solução financeira na sua empresa.

Para fazer a melhor escolha, lembre-se sempre de escolher aquele banco adaptável ao modelo do seu negócio e que ofereça os diferenciais citados neste artigo. 

Para garantir os melhores serviços, analise e siga todas as dicas que passamos neste artigo. 

Até a próxima!

Sair da versão mobile