Como poderíamos usar a Ethereum para salvar a economia global diante da crise

A Ethereum poderia ajudar a recuperar a crise na economia global causada pelo novo coronavírus, com seu ecossistema de plataformas financeiras, conforme reportou o Cryptonews.

Sua rede possui uma ampla variedade de plataformas DeFi (finanças descentralizadas) que tornam as finanças mais acessíveis e eficientes para os usuários.

De acordo com números que trabalham no ecossistema da Ethereum, a descentralização, transparência, abertura e velocidade dessas plataformas, podem desempenhar um papel fundamental na  recuperação da economia global.

O surto de coronavírus e sua recessão resultante, não terão necessariamente um impacto imediato na adoção da Ethereum. Isso virá apenas com a recuperação, as melhorias necessárias da própria Ethereum e o desenvolvimento de aplicativos.

A pandemia colocou áreas em crescimento do mundo sob controle. E mesmo depois que o pior da pandemia acabar, a quarentena ainda pode continuar durante um ano em vários países.

Contudo, um ano ou mais de quarentena ou bloqueios parciais não parece tão bom assim. Segundo o Graeme Moore, chefe de tokenização da Polymath Network (POLY), a situação é potencialmente promissora para o Ethereum e as várias plataformas DeFi baseadas no blockchain Ethereum.

“Sou fã de como os aplicativos DeFi estão acelerando a transição para a infraestrutura financeira em primeiro lugar na Internet e em primeiro lugar no mundo. Em uma recessão causada por coronavírus, quem quer ir a uma agência bancária física para obter um empréstimo? As equipes da DeFi são indivíduos que pensam primeiro na Internet e no mundo, o que tornará mais fácil para todos no mundo todo acessar a infraestrutura financeira crítica sem sair de casa”, afirma Graeme Moore.

Um estudo publicado pela Business Insider em dezembro, aponta que cerca de 66% e 56% das instituições financeiras identificam “pagamentos” e “liquidação de títulos” como os dois principais casos de uso da tecnologia baseada em blockchain.

É um forte indício de crescimento e benefícios para os produtos financeiros baseados na Ethereum.

A tecnologia baseada no Ethereum já está fazendo incursões no sistema financeiro. Em setembro, o Santander lançou o primeiro título de ponta a ponta na blockchain Ethereum, enquanto a bolsa de valores nacional das Seychelles lançou títulos tokenizados baseados na Ethereum em agosto.

É improvável que as plataformas e produtos financeiros baseados na Ethereum façam muito para ajudar a economia global no imediato e no curto prazo.

Ainda assim, Graeme Moore prevê que vários aplicativos baseados no Ethereum possam ser desenvolvidos durante a crise do coronavírus e, em seguida, ganharão uma adoção mais ampla posteriormente.


Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Solana
icon maio 23, 2025

Solana lança novo smartphone Web3 para revolucionar cripto no seu bolso

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 16, 2025

Ethena sobe 16,5% e mira US$ 1

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 15, 2025

Pump.fun inova e vai distribuir receita com criadores: Chegou o momento da SOL brilhar?

Escrito por Thiago Barboza