O mercado de ativos digitais está aguardando a aprovação de um ETF de Bitcoin nos Estados Unidos há alguns anos. A aprovação de tal instrumento financeiro certamente seria positivo para os fundamentos da criptomoeda e para sua adoção como ativo de reserva.
No entanto, uma eventual aprovação pode provocar uma queda de curto prazo no ativo, devido à possibilidade de diversos traders estarem antecipando a decisão. Em uma aprovação, parte destes recursos podem ser liquidados.
Essa possibilidade foi apontada por Peter Schiff, um conhecido crítico do Bitcoin:
“Eu me pergunto quem todos os especuladores #Bitcoin acham que será burro o suficiente para realmente comprar o #BitcoinETF, especialmente depois que o preço subiu tanto puramente pela expectativa de que as pessoas seriam burras o suficiente para comprá-lo.”
Compre no boato, venda no fato
A expressão “compre no boato, venda no fato”, é uma conhecida frase dos mercados financeiros. Notícias e acontecimentos positivos podem influenciar o preço de ativos financeiros. No entanto, o movimento do preço não é tão óbvio quanto aparenta.
Isso ocorre pois, quando há notícia verdadeiramente positiva para um certo ativo, muitos investidores com informações privilegiadas e traders podem realizar posições antes da notícia ser de fato divulgada amplamente.
Quando a notícia é confirmada, vendas podem ocorrer por parte daqueles que se posicionaram primeiro.