Ícone do site Criptonizando

Computador quântico faz cálculo de 10 mil anos em 200 segundos, seria o fim do Bitcoin?

bitcoin criptomoedas queda preço

Em um artigo publicado pela Fortune, a empresa mundial de tecnologia, Google, afirmou que alcançou a “supremacia quântica”. Isso aconteceu por meio de uma demonstração experimental da superioridade de um computador quântico em relação a um computador tradicional.

De acordo com o artigo, os pesquisadores afirmaram que conseguiram determinar que o computador quântico superava os computadores tradicionais na tarefa que envolvia o cálculo da saída de certos circuitos especializados.

“Enquanto nosso processador leva cerca de 200 segundos para provar uma instância do circuito quântico 1 milhão de vezes, um supercomputador de última geração exigiria aproximadamente 10.000 anos para executar a tarefa equivalente”


Os pesquisadores ainda falaram que o mesmo teste em um servidor do Google Cloud levaria 50 trilhões de horas, se tornando inviável devido ao tempo e que, no computador quântico, o tempo foi reduzido para 30 segundos.

“Os processadores quânticos baseados em qubits supercondutores agora podem realizar cálculos … além do alcance dos supercomputadores clássicos mais rápidos disponíveis hoje. Para nosso conhecimento, esse experimento marca o primeiro cálculo que só pode ser realizado em um processador quântico”.

Em relação ao Bitcoin, especialistas em computação divergem sobre como a computação quântica poderia o impactar. Alguns especialistas afirmam que isso poderia quebrar as chaves privadas e as associar com as chaves publicas, já outros especialistas afirmam que isso é apenas uma teoria, o chefe de Blockchain da IBM, Jess Lund afirmou que:

“Por meio de engenharia reversa, podem ser acessadas chaves privadas que fornecem acesso as carteiras. Eu acho que isso é uma ameaça real e substancial. Bitcoin é um registro público. Assim, é possível olhar para quais carteiras armazenam os maiores saldos e depois atacá-las”

Já para Wander Cunha, head da Minsait no Brasil, afirmou que:

“As máquinas quânticas são muito eficientes na execução de algoritmos de força bruta, como a fatoração de números primos e buscas em listas não ordenadas. As soluções de criptografia são feitas de forma que nenhum computador convencional possa quebrar a chave em tempo hábil, mas com computadores quânticos isto pode vir a ser possível nos próximos anos. Pela própria característica de processamento acelerado do computador quântico, pode colocar em risco não somente o bitcoin, mas todo o sistema de criptografia existente”

O desenvolvedor especialista em Bitcoin e Blockchain, Everton Melo, disse não acreditar nessa teoria e ainda disse que:

“A internet que temos hoje com seus equipamentos e infraestrtura que temos hoje, eles não funcionam para particulas atômicas ou seja, a transmissão de dados que temos na internet não é compatível com uma ‘internet quântica’ e não conseguimos trafegar um ‘bit quântico’ na rede, um exemplo, na informação quantica quando você envia um dado, ela têm um nível de detalhe tão alto que se alguém visualizar aquela informação ela altera o estado das partículas que estavam compondo aquela informação. Assim Desta forma não dá para ‘plugar’ um computador quântico na internet. Embora existam falhas teóricas sobre ataque a força bruta, nenhuma delas foi provada até agora, por isso a internet quântica pode ser um divisor de àguas quando ela estiver pronta”

Por fim, Dario Gil, chefe da IBM Research, ainda explicou que o uso do computador quântico para medir o progresso no campo não é possível, pois, segundo ele “O experimento e o termo ‘supremacia’ serão mal compreendidos por quase todos”. Além disso, ainda afirmou que o experimento não tem aplicações praticas e que “Os computadores quânticos nunca reinarão ‘supremos’ sobre os computadores clássicos, mas trabalharão em conjunto com eles, pois cada um tem suas forças únicas”.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile