Ícone do site Criptonizando

Confira a entrevista que a Changelly fez com Changpeng Zhao, CEO da Binance

crypto-talks-cz-binance

Na última semana a Changelly fez o “Conversa Cripto” com um convidado especial. Seja bem-vindo Changpeng Zhao, mais conhecido como CZ Binance, CEO da Binance Cryptocurrency Exchange, um verdadeiro pioneiro no mundo cripto.

Ele lançou a Binance à praticamente doisanos atrás, e nesse meio tempo seu ICO (oferta inicial de moedas) cresceu em $15 milhões. Até o momento, a empresa tem um patrimônio líquidos próximo de 2 bilhões de dólares e continua em crescimento. O CEO da Changelly Eric Benz discutiu com CZ principais pontos do mundo cripto, como: principais diferenças entre exchanges de ações e exchanges de criptomoedas, lançamento da Binance DEX, questões de AML/KYC, de listagem BSV, vivendo com cripto, dicas para empreendedores cripto e muito mais. Faça uma boa leitura!

Eric:​ Olá CZ! É ótimo te ter na nossa “Conversa Cripto” com Changelly. Você começou sua carreira profissional na Bloomberg. Levando em conta seu conhecimento tanto de exchanges de ações, como de exchanges de cripto e princípios de transação, você poderia, por favor, nos dizer quais características que as exchanges tradicionais estão em falta, e também, quais vantagens as exchanges de cripto estão tendo acima de seus “irmãos mais velhos”?

CZ:​ Olá Eric. Prazer é meu, obrigado pelo convite. Existem um grande número de diferenças e eu não acho que consiga listar todas elas aqui, mas de cabeça, posso falar alguns:

  1. Da perspectiva do sistema, exchanges tradicionais operam por apenas algumas horas ao dia, é possível fazer muitos processos, upgrades e etc durante as horas que não ocorrem transações.
  2. Exchanges tradicionais permitem apenas poucas centenas de acionistas conectados, normalmente usando linhas dedicadas. Como efeito, o sistema de exchange apenas serve uma quantidade de grandes clientes. Com cripto, nós temos mais de 10,000,000 usuários conectados de mais 180 países diferentes, usando internet não confiável ou internet de companhias de telefone. Cripto é muito mais exigente pela perspectiva do sistema
  3. Pela perspectiva de negócios, em mercados tradicionais, se tem acionistas e muitas camadas de intermediários, e bens de fácil acesso são apenas negociáveis através de um número pequeno de exchanges, com especialistas (ou formador de mercado) provendo liquidez.
  4. Em termos de recursos sofisticados ou tipos de pedidos, as exchanges tradicionais são mais envolvidas que as exchanges de cripto. Isso também combina com o segmento de usuário onde exchanges tradicionais são em maior parte dominadas por pequenos números de grandes transacionistas institucionais, e com cripto ainda é predominantemente de traders.

Eric:​ Qual é a sua atitude em relação ao futuro do Bitcoin? Você acredita que a aprovação do ETF do Bitcoin vai ajudar ou prejudicar o preço do Bitcoin no futuro?

CZ:​ Eu acredito que ETFs e derivativos, em geral, não deveriam afetar o preço do ativo estrutural. O preço do ativo deveria ser determinado por seu valor, tanto um valor de utilidade(como Bitcoin) ou valor representativo (como ações). Podendo derivativos aumentar a liquidez, e/ou aumentar ou diminuir a volatilidade dela (para futuros exemplos), mas não irá,fundamentalmente, mudar o preço a longo prazo. Em geral, ter mais liquidez é melhor que não ter, então eu acho que será uma boa coisa se for aprovado, mas o preço do BTC não depende fundamentalmente dos ETFs.

Eric:​ Então, nós precisamos perguntar sobre o sensacional caso recente com a BSV sendo tirada da Binance Exchange. Queremos entender essa situação com uma cabeça fria. Você poderia por favor decifrar quais ações e palavras do Craig S Wright provocaram essa situação de retirada? Também, a perseguição e o Craig ao maximalista do Bitcoin Holdonaut que levou ao estopim dessa história toda?

CZ:​ Primeiramente, eu havia compartilhado minha opinião no Twitter sobre este caso. CSW se auto-clamava Satoshi Nakamoto e constantemente causava guerras dentro da comunidade Bitcoin ao invés de contribuir para o real valor da indústria. Eu pessoalmente não tive nenhuma interação com o CSW. Mas fingir ser alguém que você não é, é fraude, o que nós não toleramos. Em segundo lugar, o BSV não saiu da lista por conta do Craig. Nosso time de listagem decidiu tirá-los da lista de acordo com os padrões da Binance.

Eric:​ Recentemente a Binance lançou a Decentralized Exchange Testenet (ExchangeDescentralizada da Testnet) e a nova Binance Chain para mover a platforma. Você poderia nos dizer um pouco mais sobre esse projeto?

CZ:​ Nós primeiro anunciamos os planos para a Binance Chain e a DEX ano passado (Março2018), como parte de nossos esforços para fazer o ecossistema de blockchain. Nos organizamos para lançar o produto em abril. Binance Chain é uma blockchain desenvolvida por nossa comunidade, com algumas de nossas direções iniciais; Binance DEX é a exchange descentralizada desenvolvida com base na Binance Chain, com baixa latência, alta produtividade, baixas taxas e UX semelhante com as exchanges centralizadas atuais. Ah, e você guarda suas keys ou fundos sozinho. Sem a necessidade de depositar seus fundos em alguma exchange. O propósito da Binance Chain e da DEX é criar alternativas no mercado para a emissão e trocas de ativos digitais, crescendo a economia de token da blockchain.

Eric:​ O lançamento da DEX significa que em breve ela irá substituir completamente a Binance Exchange e o Binance token será transferido de ERC-20 a rede principal?

CZ:​ Eu não sei, haha, Falando francamente, eu não acho que a DEX vai substituir completamente a Binance.com em um periodo curto. Exchanges centralizadas e descentralizadas tem diferentes vantagens e alcançam diferentes demandas. Tomando a Binance exchange como exemplo, nós oferecemos suporte aos consumidores 24 horas por dia,centenas de pares de negociação e alta liquidez do mercado, e hoje é popular para a maioria dos usuários. Binance DEX é preferida por aqueles que gostam de ter total controle de suas senhas privadas e fundos; usuários da DEX são responsáveis por seus fundos de segurança e tem maior liberdade de emissão de certificados, desenvolver ferramentas, etc. Nós acreditamos que a DEX é uma tendência crescente à longo prazo, apesar de não contradizer com as exchanges centralizadas neste momento. Nós oferecemos as duas opções e deixamos os usuários escolherem.Todo o BNB token que é guardado com a Binance exchange e em algumas carteiras parceiras são automaticamente transformados em formato BEP-2 na mainet.

Eric:​ Existe a opinião de que o formato ICO já está obsoleto. No entanto, projetos como o Binance LauchPad restaurou a esperança das pessoas em um lançamento cripto que pode funcionar tanto para os empreendedores cripto quanto para os investidores? Você poderia nos contar brevemente quais características o time de pesquisas da Binance considerou quando selecionou os projetos para o Binance LauchPad?

CZ: ​Primeiramente, eu acredito fortemente que arrecadação de fundos na blockchain é um aplicativo sensacional, e que vai remoldar o futuro do crescimento empreendedor, o panorama blockchain, e as economias ao redor do mundo. É uma ferramenta tão poderosa que, se usada de forma errada, pode machucar pessoas. Mas se usada corretamente, pode ser extremamente beneficial para nós. A Binance LauchPad tem algumas diferenças importantes dos ICOs. Nós vetamos projetos de forma muito cuidadosa, e tentamos de tudo para dar a devida diligência, e também ter o poder de negociar em bons termos. Nós também ajudados projetos aumentando a conscientização, emprestando credibilidade de marca, entregando liquidez e introduzindo-as à base de grandes usuários. O Binance LaunchPad foi criado para ajudar blockchains startups de blockchains promissoras a juntar fundos de investidores cripto. Estamos felizes de receber respostas positivas do mercado para o projeto até agora.Toda vez que anunciamos um novo projeto, o time de pesquisas da Binance produz um relatório sobre o projeto para dar aos participantes de vendas de tokens uma noção clara sobre o que se trata o projeto. Nós temos a obrigação de pesquisar os projetos selecionados e divulgar nossas pesquisas para os investidores.

Eric:​ Hoje parece que os representantes de instituições centralizadas unilateralmente colocam suas regras sobre os negócios cripto, e não são inclinados a nenhuma negociação. Qual sua posição em relação a esta situação tão unilateral? E também, quais formas você consegue ver que ajudariam a chegar um acordo entre reguladores, governos e empreendedores de blockchain?

CZ:​ Eu escrevi um artigo sobre descentralização vs. centralização no começo deste ano, onde mencionei que pessoas cada vez mais demandam descentralização por que poder e recursos estão muito centralizados em nossa atual sociedade. Eu proponho a descentralização. Quando falamos de fazer decisões, nós escutamos a comunidade e tentamos trazer o máximo de benefícios e transparência à comunidade. Regras unilaterais são feitas sem interação com a comunidade e ferem a comunidade, a economia e também fere quem faz a regulação de regras. Não é sábio fazer regras sem o suporte da comunidade. Muitos reguladores precisam entender mais sobre criptomoedas e sobre blockchain, e como essa nova indústria é diferente das indústrias tradicionais. Sendo um dos Players com mais experiência nesta indústria, nós estamos dispostos a ajudar reguladores a aprender mais sobre a tecnologia, sua adoção e seus mecanismos.

Eric:​ Falando sobre AML e KYC, em qual caso você acha que tanto policiamento na implementação se paga? Em sua opinião, quais grupos seriam ser responsáveis e deveriam tomar ações sobre as quantidades suspeitas de liquidez que passam sobre as exchanges de cripto?

CZ:​ Temos um time grande de profissionais experientes fazendo trabalho de adequação. A Binance tem a mais rigorosas práticas KYC/AML da industria. Citando do relatório recente da Bitwise:“De fato, eles têm sidos agressivos em adotar ferramentas internas para resolver esses problemas por tecnologia.Por exemplo, em 17 de Outubro de 2018, Binance completou o lançamento da Chain alysis software suite, que usa “reconhecimento de padrões, algoritmos proprietários e milhares de referências open source para identificar e categorizar vários serviços de criptomoedas para aumentar os alertas de transações envolvendo atividades suspeitas.” 142 em novembro de 2018, em parceria com Refinitiv (anteriormente divisão Financeira e de Riscos da ThomsonReuters) para implementar uma plataforma automatizada de “Conheça seu Cliente” (KYC) em sua exchange. 143 A firma melhorou isto em março de 2019, quando fez parceria com a IdentityMind, uma firma de reg-tech (regulamentação tecnológica) que contabiliza por si própria como “a única monitoradora de transações e de solução de gestão de casos feitos para exchanges monetárias digitais em tempo real.” IdentityMind diz que isso oferece um compreensivo KYC e AML feito exclusivamente para a blockchain.”

Eric:​ Agora vamos falar sobre viver com Cripto. Você acredita que é possível na realidade de hoje em dia? Ou para viver uma vida satisfatória uma pessoa ainda precisa ter moedas fiat em seu bolso?

CZ:​ Eu acredito que muitas pessoas têm vivido um “estilo de vida baseado em cripto”, e a Binance está tentando facilitar a adoção em massa das criptomoedas em todas as áreas. Admito que ainda existem muitos lugares que só aceitam moedas fiat e você ainda vai precisar delas, mas existem muitas exchanges de moedas fiat que facilitam a troca para moedas fiat.Pessoalmente, eu mantenho a maior parte do meu capital em cripto e tento usar cripto o máximo possível, e apenas converto para fiat o mínimo possível que eu sei que vou gastar nas próximas duas semanas, mais ou menos.

Eric:​ A Binance é conhecida por fazer muita caridade. Você pode nos contar como você decidiu iniciar tais projetos e em quais direções trabalhar?

CZ:​ No começo de 2018, quando a Binance começou a atingir um crescimento exponencial, eu comecei a perceber que gerenciar uma startup não é apenas sobre negócios mas também sobre influência. Nós queremos fazer a diferença no mundo e usar cripto para fazer coisas boas. Também é sobre difundir as criptomoedas, ou a liberdade do dinheiro. Eu falei sobre isso com uma amiga de longa data, a Helen Hai, que é embaixadora da UNIDO Goodwill há anos no desenvolvimento de experiências na África e nós decidimos começar a Blockchain CharityFoundation (BCF). BCF é uma organização sem fins lucrativos dedicada a alcançar a sustentabilidade global de desenvolvimento usando a tecnologia blockchain. Nós temos um fundo de caridade cripto e uma plataforma de doação baseada em blcokchain para rastrear o fluxo e o uso das doações, garantindo a transparência da doação. Nós começamos vários projetos, a maioria focados na África porque é ali que estāo as pessoas mais pobres do mundo e onde nós vemos maior abertura para adoção cripto. Um exemplo é o projeto “Binance Lunch for Children”, que foi feito para levar comidas saudáveis para crianças nas escolas da Uganda. Até agora nós conseguimos ajudar mais de 200 crianças e continuamos a movimentar essa iniciativa para ajudar muitas outras. Se alguém quiser doar dinheiro ao BCF, aqui está o link: ​https://www.binance.charity/

Eric:​ Qual conselho você dá para empreendedores que estão começando um novo caminho de cripto em 2019?

CZ:​ Para traders: antes de você investir em qualquer moeda, por favor faça alguma pesquisa no whitepaper, na background do time por trás, olhe feedback da comunidade, etc; apenas se segure na criptomoeda que você acredita.Para empreendedores: por favor sejam transparentes e interativos com sua comunidade e como público. Se segure na criptomoeda que você acredita e continue acrescentando mais valor.

Eric:​ Como você vê a adoção em massa de cripto?

CZ:​ Eu acredito que terá centenas de blockchains e milhares de tokens. Eu sei, que um dia eu poderei comprar tickets de metrô ou comida na rua em qualquer lugar com cripto, quero dizerBNB. 🙂

É isso, amigo cripto! Se você achou essa “Conversa Cripto” útil e deseja ler mais entrevistas como esse cripto empreendedor em particular, nos deixe um feedback em um comentário.

Também, abaixo você pode ler a previsão da Changelly sobre o comportamento de preço da BNB:-Previsão de preço de 2019 para Binance Coin (BNB).

Boa troca, Changellys!

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile