A conta oficial do Twitter da Associação Médica Indiana (IMA) foi hackeada e os criminosos tentaram se passar por Elon Musk no domingo (02).
O identificador da conta verificada foi brevemente alterado para o do centibilionário. Os fraudadores prometeram dar até 5.000 Bitcoin (BTC), 100.000 Ethereum (ETH) e 100 milhões Dogecoin (DOGE) aos usuários.
O Dr. Sahajanand Prasad Singh, que foi eleito presidente do IMA em dezembro, diz que isso exige uma “ação estrita” contra os infratores, acrescentando que eles terão que “enfrentar as consequências”.
Além disso, as contas do Deshi Mahila Bank e do Conselho Indiano de Assuntos Mundiais (um importante grupo de estudos) também foram comprometidas como resultado do hack.
No momento da escrita deste artigo, as contas já haviam sido recuperadas, mas o incidente ainda está sendo investigado. Os golpistas foram supostamente capazes de obter acesso a eles enganando seus proprietários, fazendo-os clicar em um link malicioso.
O nome de Elon Musk em mais uma
Musk, um dos homens mais ricos do mundo, tem sido alvo de golpistas de criptomoedas há anos. O motivo? Bom, vamos dizer que Elon Musk é bastante influente e tem seu poder de manipular o mercado bem aflorado.
O próprio centibilionário zombou de hackers de criptomoedas recentemente. Mas parece que ele não está muito disposto a fazer algo mais específico em prol desses problemas que tem se tornado cada vez mais frequente.
Em maio passado, a Federal Trade Commission relatou que os consumidores perderam mais de US$2 milhões em golpes que envolviam o nome de Musk. Em 2020, o próprio bilionário foi vítima do maior hack do Twitter da história da plataforma.
Evite cair em golpes
Já ouviu dizer que quando a esmola é demais o santo desconfia? Pois bem! A maioria das vezes, os hackers garantem recompensas ou descontos em determinados serviços extremamente fora da realidade.
Além disso, oferecem uma facilidade de lucros que não é preciso conhecer muito do mercado de criptomoedas para saber que são fora da realidade. Por isso, antes de clicar em links ou depositar suas criptomoedas, fique atento. Nem sempre é aquilo que parece.
LEIA MAIS: Bitcoin Cash foi um fracasso, afirma Vitalik Buterin, cofundador da Ethereum