Ícone do site Criptonizando

Converter reservas do país em Bitcoin (BTC) é loucura, afirma BC do Quênia

converter reservas

Para o Banco Central do Quênia (CBK), converter as reservas monetárias do país para Bitcoin (BTC) é uma loucura. Segundo Patrick Njoroge, presidente da instituição, para concordar com essa “loucura”, ele teria que estar fora de seu juízo normal.

O presidente acrescentou que as criptomoedas, como o bitcoin, não são apenas voláteis, mas dificilmente resolvem qualquer problema.

O CBK, sob administração de Njoroge, emitiu diversas declarações e avisos de alerta aos quenianos contra a negociação ou investimento em criptomoedas. 

Nesse sentido, em junho de 2022, Njoroge se pronunciou sobre o assunto juntamente com o vice-presidente do Banco Central da Nigéria (CBN), Kingsley Obiora.

Na ocasião, Patrick Njoroge citou a volatilidade das criptomoedas como uma das razões pelas quais elas não podem se tornar um método de pagamento amplamente utilizado.

No entanto, apesar do posicionamento do CBK e seu presidente serem contra o mercado de moedas digitais e sua adoção, os dados demonstram o contrário. 

Ou seja, vários estudos sugeriram que o uso ou investimento em criptomoedas pela população do Quênia está crescendo.

Por exemplo, a exchange Paxful constatou que seus clientes quenianos possuíam ativos digitais avaliados em US$ 125 milhões durante o primeiro semestre de 2022.

Criptomoedas não resolvem qualquer problema

Em vídeo do YouTube de um portal de notícias queniano, Njoroge questiona os benefícios das criptomoedas para a economia queniana. 

Uma de suas falas, afirma:

“Em nossa economia, que problema eles estão resolvendo? São veículos melhores para, digamos, pagamentos, transações? E a resposta é não. 

Eles são melhores em termos de …. segurança mais do que uma conta bancária? E a resposta é não.”

Além disso, Njoroge relata que sofre pressão de pessoas que consideram a adoção do bitcoin e outras criptomoedas como algo bom para o país:

“Eu sei que você está sob muita pressão de algumas dessas pessoas que estão empurrando essas coisas. Porque para eles é bom.

 Posso garantir que muitas pessoas estão pressionando para colocar nossas reservas em bitcoin.”

LEIA MAIS: Banco Central afirma que o Bitcoin (BTC) gera déficit comercial no país

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile