Ícone do site Criptonizando

Coronavírus pode aumentar inflação no Brasil, alerta Banco Central

Coronavírus pode aumentar inflação no Brasil, alerta Banco Central

O Banco Central do Brasil publicou nesta quarta-feira (04), um comunicado que destacou que o Coronavírus pode aumentar a inflação no país, conforme reportou o Cointelegraph.

O comunicado informa também que a epidemia pode desacelerar o crescimento global com impacto nos preços das commodities.

“O Banco Central monitora atentamente os impactos do surto de coronavírus nas condições financeiras e na economia brasileira”, declarou o Banco Central.

De acordo com a Ata da reunião 228ª no último Copom, o 15º parágrafo informa que, “o eventual prolongamento ou intensificação do surto implicaria uma desaceleração adicional do crescimento global, com impactos sobre os preços das commodities e de importantes ativos financeiros. O Copom concluiu que a consequência desses efeitos para a condução da política monetária dependerá da magnitude relativa da desaceleração da economia global versus a reação dos ativos financeiros”, destacou o comunicado.

O Banco Central alega que se caso o cenário não mude, pode haver uma deterioração nos preços dos ativos financeiros, e afirma que fará uma nova avaliação da situação em 15 dias.

Quando a epidemia começou, especialistas apontavam o vírus como o responsável por parte da alta de janeiro no mercado de criptomoedas, que fez o bitcoin subir mais de 32%.

Contudo, o Coronavírus acabou prejudicando empresas de mineração que suspenderam suas operações, em fevereiro o preço do bitcoin teria recuado por conta disso.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que o vírus pode ser transmitido por dinheiro vivo. A China e a Coreia do Sul estão desinfetando notas bancárias por receio de que o vírus possa sobreviver na superfície.


Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile