Ícone do site Criptonizando

CPI das criptomoedas estabelece data para iniciar na Câmara

Criptomoedas

Criptomoedas

A Câmara dos Deputados realizará a primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do mercado de criptomoedas nesta terça-feira (2) às 14 horas.

A comissão será responsável por investigar esquemas de pirâmide envolvendo criptoativos que ocorreram no Brasil nos últimos anos.

A partir da primeira reunião de instalação, a comissão terá o prazo de 120 dias para discutir o assunto em questão, caso a data não seja prorrogada. Nos próximos meses, a comissão deve avaliar documentos, provas, colher relatos de testemunhas e vítimas dos casos.

Ao fim da CPI, espera-se que os responsáveis sejam punidos de maneira adequada com auxílio das discussões no Congresso.

Pirâmides com criptomoedas

Nos últimos anos, milhares de brasileiros foram lesados por supostas empresas de criptoativos que aplicaram golpes em seus clientes. Notavelmente, empresas como a Atlas Quantum, desapareceram com bilhões de seus clientes nos últimos anos.

Outros casos notórios ocorreram, como é o caso de Glaidson Acásio dos Santos, também conhecido como Faraó do Bitcoin, que permanece preso desde 2021 devido às investigações da Operação Kryptos.

Glaidson teria operado um esquema de pirâmide que movimentou mais de R$ 38 bilhões, o que causou prejuízo para muitos investidores.

É importante destacar que muitas dessas empresas utilizam apenas a imagem do mercado de criptomoedas para aplicar golpes. No entanto, pirâmides podem ser montadas sob qualquer pretexto.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile