O Banco Central da índia declarou que as criptomoedas podem causar instabilidade financeira na região.
Segundo o Decrypt, o governador do Reserve Bank of India (RBI), Shaktikanta Das, comentou que “as criptomoedas são uma preocupação importante”.
O Banco Central do país está adotando uma abordagem esmagadora para o setor de criptomoedas enquanto pensa sobre a criação do próprio CBDC.
O governo, na semana passada, propôs uma proibição geral de todas as criptomoedas privadas.
Além disso, o governo solicitou a criação de uma estrutura para uma moeda digital emitida pelo Banco Central da Índia, o CBDC.
De acordo com o governador Shaktikanta, o projeto do CBDC está recebendo “toda a atenção”.
A Índia, recentemente, deu um prazo de seis meses para que os investidores possam liquidar os ativos digitais, pois vai proibir as criptomoedas na região.
O país está desde 2018 tentando banir os ativos digitais. O relatório afirma que o Parlamento da Índia prosseguirá com a introdução da lei, a proibição vale também para as exchanges estrangeiras que atuam no país.
Apesar da decisão, os investidores de criptomoedas locais e os advogados tentam lutar pela causa, sugerindo uma parceria para criar uma estrutura regulamentada e segura para o uso dos ativos digitais no país.
O Dr. Srivatsa Krishna, funcionário da principal agência de serviços civis do país, o Serviço Administrativo da Índia, em um relatório publicado no início desta semana, declarou que a regulamentação pode ser uma virada de jogo para a Índia.
“Pode ser uma verdadeira virada de jogo para a Índia. Na verdade, o Bitcoin pode ser mal utilizado, mas o Google Maps também! Não o proíba, regule-o de forma inteligente”, afirma Srivatsa.
Para o Dr. Krishna os cidadãos poderiam perder uma oportunidade de “criação de riqueza”, com a proibição das criptomoedas.
“O governo simplesmente não entende o potencial das criptomoedas, e em vez disso, estava tomando o caminho mais “seguro” de banir o setor de uma vez”, finaliza Srivatsa.