O setor das criptomoedas é um espaço para onde a Rússia pode fugir das sanções financeiras, afirmou Alexander Yakubovsky, parlamentar russo.
Falando ao Parlamentskaya Gazeta, o legislador enfatizou que o país tem recursos para montar suas próprias exchanges de criptomoedas e usar esquemas e plataformas alternativas de pagamento.
Alexander afirmou que plataformas globais de negociação como a Binance estão sob pressão para apoiar restrições contra a Federação Russa.
Ao mesmo tempo, ele observou que especialistas da principal exchange de criptomoedas do mundo estão aconselhando os legisladores em seus esforços para projetar uma estrutura regulatória para ativos digitais na Rússia.
Yakubovsky, membro do grupo de trabalho da Duma encarregado de propor regulamentações abrangentes sobre criptomoedas, disse que a nova legislação pode fornecer à Rússia acesso ao mercado financeiro, que os governos ocidentais estão tentando fechar para Moscou.
“Além disso, o desenvolvimento competente de ativos financeiros digitais minimizará os danos das sanções contra o país.”
O funcionário também comentou que os mineradores de criptomoedas russos não sairão do mercado global de mineração.
Yakubovsky lembrou à publicação que no ano passado a Rússia ficou em terceiro lugar em termos de capacidade de mineração, que ele descreveu como uma “enorme quantidade de poder”.
O país também tem um excedente de capacidade de geração de energia e, em sua opinião, seria imprudente não usá-la.
Quando questionado sobre as divergências entre o Banco Central da Rússia, que propôs uma proibição geral das criptomoedas em janeiro, e o Ministério das Finanças, que favorece a regulamentação sob regras rígidas, o deputado observou que a situação mudou.
A maioria dos outros órgãos governamentais apoia a abordagem do Minfin, e um relatório no início de março revelou que as autoridades russas estavam prosseguindo com os esforços de legalização.
Legisladores e especialistas de vários departamentos têm trabalhado para preencher as lacunas regulatórias remanescentes depois que a lei “Sobre ativos financeiros digitais” entrou em vigor no ano passado.
Em fevereiro, o Ministério das Finanças apresentou um projeto de lei ao governo federal intitulado: “On Digital Currency”, que visa legalizar os investimentos em criptomoedas enquanto confirma a proibição do uso de ativos digitais para pagamentos na Rússia.
Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.
Leia mais: Ao investir 3 btcs no Bitcoin Volcano Bond, você recebe residência permanente em El Salvador