Ícone do site Criptonizando

Criptomoedas se assemelham à bolha de 2008, afirma Nobel em economia

Criptomoedas, bolha

Paul Krugman, economista vencedor do Prêmio Nobel, vê paralelos entre o mercado de criptomoedas e a bolha das hipotecas subprime de 2008, que proporcionou uma das maiores crises da história recente.

“Há evidências crescentes de que os riscos das criptomoedas estão caindo desproporcionalmente em pessoas que não sabem no que estão se metendo e estão mal posicionadas para lidar com o lado negativo”, enfatizou.

Krugman ganhou o prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel em 2008 “por sua análise dos padrões de comércio e localização da atividade econômica”.

O economista alertou sobre o investimento em criptomoedas em um artigo de opinião no New York Times, publicado na quinta-feira. 

O vencedor do Prêmio Nobel começou reconhecendo que “as criptomoedas se tornaram uma classe de ativos muito grande”, observando que o valor de mercado de todas as criptomoedas atingiu quase US$ 3 trilhões no outono passado. 

Ele acrescentou que os preços das criptomoedas caíram, “eliminando cerca de US$ 1,3 trilhão em capitalização do mercado”.

No entanto, Krugman acredita que o mercado “cripto não ameaça o sistema financeiro”, citando que “os números não são grandes o suficiente para fazer isso”.

Enquanto a NORC diz que “as criptomoedas estão abrindo oportunidades de investimento para investidores mais diversos”, Krugman apontou que “os empréstimos hipotecários subprime foram celebrados de forma semelhante”.

Krugman continuou: 

“As criptomoedas, com suas enormes flutuações de preços aparentemente não relacionadas aos fundamentos, são tão arriscadas quanto uma classe de ativos pode ser”.

Observando que os céticos dizem que as criptomoedas são boas apenas para “lavagem de dinheiro e evasão fiscal”, com alguns alertas de que o bitcoin é uma bolha, ele disse que “tudo bem os investidores apostarem contra os céticos”.

No entanto, o prêmio Nobel alertou: 

“Mas esses investidores devem ser pessoas bem equipadas para fazer esse julgamento e financeiramente seguras o suficiente para arcar com as perdas se os céticos estiverem certos.”

Nos últimos 12 anos, vimos o Bitcoin entrar em território de bolha e após isso desabar 70-80%, reiniciando o ciclo de adoção.

De fato, muitas criptomoedas foram a zero com o estouro da bolha de 2017. Mas ignorar toda a evolução tecnológica e monetária sendo feita neste espaço é semelhante ao que fizeram muitos economistas durante a bolha pontocom dos anos 2000.

Muitos economistas apontaram que a internet mudaria o mundo tanto quanto a invenção do fax. Mas mesmo após o estouro da bolha, o mercado continuou se desenvolvendo, se tornando o ponto central da economia global.

Qual sua opinião sobre as falas do economista? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Ataque especulativo: entenda como o Bitcoin vai colapsar as moedas estatais

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile