Ícone do site Criptonizando

CTO da Ripple discute se a FTX é um esquema ponzi

Logo após a queda da FTX, o mercado de criptomoedas se voltou para a ideia de que o império construído por Sam Bankman-Fried (SBF) era mais um esquema ponzi. No entanto, David Schwartz, diretor de tecnologia da Ripple Labs, não concorda com essa narrativa. 

FTX foi um esquema ponzi?

Na última sexta-feira (11), SBF entrou com pedido de falência para a FTX e a Alameda Research. Além disso, o empresário abandonou o cargo de CEO da empresa e foi substituído por John J. Ray III.

Segundo as informações levantadas em relação aos registros financeiros da exchange cripto, ela tem um rombo de US$9 bilhões.

Tudo isso contribuiu para que a acusação de a FTX ser um esquema ponzi fosse levada adiante. Inclusive, SBF foi comparado com Bernie Madoff, homem responsável por um dos maiores golpes financeiros do mundo. 

Contudo, o CTO da Ripple apontou que há grandes diferenças entre as duas figuras, mas que no final da história a FTX acabou mesmo sendo um ponzi. 

Schwartz acredita que SBF começou a FTX como um negócio legítimo que, gradualmente, foi se transformando em uma pirâmide financeira. 

Bernie Madoff, por outro lado, começou intencionalmente seu negócio no estilo esquema Ponzi, mas com a esperança de conseguir substituir o mesmo por um negócio legítimo.

Além disso, SBF emprestava dinheiro aos clientes que ele não tinha permissão para fazer. Já Madoff fazia os consumidores perderem dinheiro desde o início.

E a Alameda Research?

A empresa de trading de SBF impactou diretamente na queda da FTX, na visão de Schwartz. O empresário alegou que quando a Alameda começou a perder dinheiro, a FTX começou a se tornar um ponzi. 

“Seu esquema saiu dos trilhos quando Alameda começou a perder dinheiro ou ele só queria que Alameda ganhasse mais dinheiro. Ele colocou um risco enorme e totalmente inadequado na FTX, a princípio possivelmente para torná-lo mais lucrativo, eventualmente na tentativa de mantê-lo à tona”. 

O que está bem claro é que a jornada de glória de SBF foi jogada fora. A pessoa que um dia foi um dos donos de exchanges mais ricos do mercado de criptomoedas, viu sua fortuna, que valia bilhões de dólares, ir a zero.

LEIA MAIS: A crise da FTX é um “presente para os inimigos do Bitcoin”, afirma CEO da Kraken

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile