CVM aprova o primeiro ETF de criptomoedas na B3

Corrida do Bitcoin é ‘insustentável’ a menos que a volatilidade caia, afirma especialistas atualização do bitcoin etf

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), aprovou o primeiro ETF de criptomoedas na Bolsa de Valores (B3). O Hashdex Nasdaq Crypto Index Fundo de Índice, da gestora brasilera focada em criptomoedas Hashdex, será listado na B3 sob o ticker HASH11.

O fundo poderá ser adquirido por qualquer investidor diretamente na Bolsa de Valores Brasileira. 

Anunciado em setembro de 2020 e listado em fevereiro de 2021, com suporte da Nasdaq, o índice estava apenas na Bolsa de Valores de Bermudas. O país possui uma regulamentação mais amigável para as criptomoedas. 

O fundo de índice busca retornos de investimentos que correspondem à performance em reais do Nasdaq Crypto Index (NCI). Contudo, segundo a Exame, o produto estava disponível no Brasil, mas somente em exchanges nacionais parceiras e na própria Hashdex. 

Atualmente a Hashdex Nasdaq Crypto Index Fundo de Índice compõem o ETF das criptomoedas Chainlink (LINK), Bitcoin Cash (BCH), Ethereum (ETH), Stellar (XLM), Litecoin (LTC) e da principal criptomoeda do mercado bitcoin (BTC). 

Hashdex e Nasdaq lançaram o primeiro ETF de bitcoin 

Em setembro, a Hashdex gestora brasileira e a Nasdaq anunciaram que conseguiram a aprovação para lançar o primeiro Exchange Traded Funds (ETF), de criptomoedas.

ETFs são fundos que tendem a replicar índices, mas que são negociados como ações. Por tanto, será possível negociar o fundo HASH 11 na Bolsa de Valores do Brasil (B3).

Marcelo Sampaio, CEO da Hashdex, comentou que o lançamento do fundo validou a tese de que os ativos digitais devem crescer significativamente nos próximos anos. 

A aprovação de produtos de investimentos focados em criptomoedas nos mercados tradicionais ajudam o crescimento e desenvolvimento do setor, devido ao alcance e facilidade de acesso que pode acelerar a adoção de ativos digitais. 

Outros ETF

Entretanto, outros ETF estão presentes no mercado, por exemplo a XP investimentos, que lançou um ETF que replica ações de empresas da China. E por fim, outro ETF que replica o preço médio do ouro em dólar

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Tether (USDT)
icon outubro 19, 2024

Ações da MicroStrategy ultrapassam desempenho do Bitcoin desde 2020

Escrito por João Victor
MicroStrategy está trazendo mais escassez para o Bitcoin, aponta Michael Saylor
icon outubro 20, 2024

MicroStrategy está trazendo mais escassez para o Bitcoin, aponta Michael Saylor

Escrito por Sabrina Coin
Hashrate do Bitcoin atinge recorde de 769,8 EH/s
icon outubro 21, 2024

Hashrate do Bitcoin atinge recorde de 769,8 EH/s

Escrito por Sabrina Coin