Ícone do site Criptonizando

DAO para libertar Julian Assange arrecada US$ 38 milhões em ETH

Julian Assange - DAO

Um DAO -Organização Autônoma Descentralizada– recém-criado está arrecadando dinheiro para libertar o fundador do Wikileaks, Julian Assange, da extradição para os Estados Unidos. 

Com o nome “AssangeDAO”, o projeto já arrecadou mais de US$ 38 milhões em ETH desde que foi lançado na quinta-feira.

Assange tornou-se uma figura de atenção internacional depois de publicar informações vazadas através do Wikileaks de diversos órgãos do governo.

Ele então começou a se esconder dos EUA com asilo na Embaixada do Equador em Londres, mas foi expulso depois de sete anos. 

Ele agora está detido na prisão de Belmarsh, em Londres, há três anos e se tornou um ícone da liberdade de expressão em todo o mundo.

Em 10 de dezembro, os Estados Unidos ganharam um recurso de uma decisão do tribunal britânico que impediu a extradição de Assange para a América. O AssangeDAO começou a se reunir no Telegram no mesmo dia.

“Se extraditado para os Estados Unidos, Assange pode pegar 175 anos de prisão por publicar informações verídicas”, afirmou o site.

AssangeDAO

De acordo com assangedao.org, o objetivo declarado do DAO é “inspirar uma poderosa rede de solidariedade e lutar pela liberdade de Julian Assange”. 

Impulsionados por uma comunidade de cypherpunks, os fundos serão destinados ao financiamento dos honorários legais de Assange enquanto faz campanha para aumentar a conscientização pública sobre sua luta. 

Eles também aumentarão a conscientização sobre as “implicações da liberdade de expressão de seu caso”.

Conforme mostrado pelo Juicebox – um site para criar financiamento de projetos usando DAOs – AssangeDAO levantou 12.575 ETH até o momento.

Isso o torna oficialmente o maior arrecadador de fundos em ETH da história, superando o “ConstitutionDAO” no qual foi parcialmente inspirado. 

O ConstitutionDAO foi criado para comprar uma cópia original da constituição dos Estados Unidos, levantando cerca 11.613 ETH.

Aqueles que contribuem para o AssangeDAO recebem o token de governança JUSTICE, que lhes dá poder sobre a direção futura do DAO. 

O plano é usar o dinheiro arrecadado para licitar uma coleção NFT feita pelo artista “Pak” em colaboração com Assange, intitulada “Censored”. Ele deve ser leiloado ainda hoje.

Qual sua opinião sobre o projeto? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Bitcoin é usado em protestos em Ottawa após GofundMe bloquear arrecadações

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile