Ícone do site Criptonizando

“Day trader ganha menos que Uber” diz Samy Dana no programa Pânico; economista ainda criticou coaching

bitcoin banimento governo investimento

Um dos principais criticos do Bitcoin, o economista Samy Dana, parece ter mudado de ideia em relação a criptomoedas, visto que, terça-feira, dia 17 de setembro, afirmou acreditar na tecnologia.

“Bitcoin, por exemplo, eu acredito na tecnologia”


O economista, que antes era conhecido por falar que o Bitcoin não era nada mais que uma bolha, afirmou isso em uma entrevista ao programa de rádio Pânico, da Jovem Pan.

Samy Dana ainda criticou o que ele chama de “lucro fácil”, atacou pirâmides financeiras e esquemas que dizem investir em criptomoedas e que prometem uma rentabilidade acima dos 30%.

“As pessoas querem um atalho, os livros mais vendidos são “como ficar milionário”, ninguém quer trabalhar, ficar uma vida inteira estudando ou se dedicando a uma profissão. Um atalho. Isso no mundo inteiro. (…) Então tem isso, o ganho fácil. Então, aquela ideia, do bitcoin, por exemplo, o bitcoin, eu acredito na tecnologia, mas o cara que te vende vai ficar rico, então pensa, suponha que você estudou para ser dentista, dedicou, por que raios você acha que fazendo um negócio que você não tem a menor ideia, que é o bitcoin, você vai ficar rico? (…)  Se alguém tem algo muito bom, ele faz pra ele… ele não passa o segredo, não existe isso de um cara querer deixar você rico”

Por fim, o economista criticou a prática de coaching e apontou que existem muitas fraudes que utilizam esse termo. Além disso, Samy Dana afirmou que os Day Traders recebem menos que um motorista de Uber.

“(Day trader) Não é só uma palhaçada, tem um estudo do Bruno Geovanete, meu colega na FGV, PhD, o Fernando Chargas, também PhD, pegaram todos os dados da CVM, “vamos medir todos os day traders”, sabe o que eles acharam? que é impossível, é muito raro um cara ganhar mais que um motorista do Uber, e não pegaram 10, pegaram todos”, quem ganha dinheiro é o cara que vende cursinho do Day Trade. O cara fala assim, essa ação tá cara? tá custando R$ 100, se alguém tá comprando é porque alguém acha que o preço vai subir, e o cara que tá vendendo acha que o preço vai descer… não tem um idiota, se você fala “tá barato, vou ganhar dinheiro pra burro”, você tá supondo que quem tá vendendo é um idiota, geralmente quando você acha que todo mundo é idiota, o idiota é você.”

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile