Ícone do site Criptonizando

De olho no futuro: Como o bitcoin e as criptomoedas estão mudando os negócios

bitcoin-criptomoedas-brasil-negócios-futuro-notícias

Depois de uma década desde sua criação, o bitcoin encontra cada vez mais aceitação entre os mais diversos setores de negócio na sociedade.

Essa que é a primeira criptomoeda do mercado, embora continue sendo atacada por muitos órgãos governamentais e instituições bancárias, já foi muito mais odiada e abriu caminho para as altcoins que hoje conquistam seu espaço.

Em meio a pandemia mundial que enfrentamos com a chegada do novo coronavirus, as criptomoedas se mostram cada vez mais úteis e vantajosas, principalmente na internet.

Benefícios

Com transações mais rápidas, maior segurança, anonimato e pagamentos internacionais sem barreiras, os criptoativos estão conquistando as empresas como método de pagamento.

Gigantes como a Microsoft, Overstock, Expedia, AT&T, Burger King, KFC, Twitch e muitas outras já empresas já aderiram ao movimento, enquanto outras como Apple e Amazon estão se acostumando com a ideia.

Taxas e velocidade de transação

Diferente de transações realizadas por meio de instituições bancárias, o bitcoin e as criptomoedas funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, com transações quase instantâneas graças à tecnologia blockchain.

Além disso, as moedas digitais contam com taxas de transação baixas ou inexistentes, como é o caso da Nano, uma criptomoeda com transações instantâneas e sem taxa. Já as transações realizadas na rede Bitcoin, por outro lado, embora sejam pagas, é algo incomparável aos bancos. Um exemplo disso é uma baleia que moveu R$1,3 bilhão em BTC pagando apenas 4 reais de taxa.

Anonimato e privacidade sem fronteiras

O anonimato é outro ponto forte que atrai os usuários e clientes. Diferente de cartões de crédito, por exemplo, as criptomoedas expõem muito menos informações privadas, embora cada transação seja gravada na blockchain.

No caso do bitcoin, o endereço e o valor negociado ficam visíveis no livro razão público, e uma análise adequada da rede pode revelar o endereço IP associado à carteira de criptomoeda. Contudo, existem também as criptomoedas focadas em privacidade, como a Monero, considerada em 2019 pelo Ministério Federal das Finanças da Alemanha, como “impossível” de rastrear.

As criptomoedas são sem fronteiras. Assim, sem taxa de câmbio ou taxas de transação estrangeira, abrem um horizonte de oportunidades para clientes e empresas ao redor do mundo.

Conclusão

Empresas nos setores de viagens, saúde, cassinos online, hospedagem de sites e serviços freelance, por exemplo, já aceitam criptomoedas, dando preferência ao Bitcoin.

Além de oferecer maior conforto, velocidade, segurança e privacidade aos clientes, as empresas que optam por aceitar bitcoin e criptomoedas alcançam um público mais amplo, pagam menos taxas, ganham pontos por inovação, e evitam fraudes, já que assim que uma transação é completada, não se pode voltar atrás.

Como nem tudo é perfeito, entre as desvantagens está a volatilidade a que se deve ficar atento, a necessidade de declarar as criptomoedas no imposto de renda, e a regulamentação que ainda não foi definida para os criptoativos no Brasil.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile