Ícone do site Criptonizando

Debate entre defensores de DeFi e Bitcoin se intensifica

A ferramenta de descentralização financeira DeFi tem atraído cada vez mais atenção dentro do criptomercado. Na medida em que sua popularização se intensifica, começam a surgir novas frentes de debate a seu respeito, sobretudo entre os defensores do Bitcoin.

Assim sendo, no mais recente episódio desse conflito o chefe do escritório de investimentos da Arca, Jeff Dorman, rebateu algumas críticas feitas pelo famoso investidor de Bitcoin, Anthony Pompliano da Morgan Creek Digital sobre a DeFi.

Detalhes sobre as divergências de Dorman e Pompliano

Entre os argumentos utilizados por Pompliano para colocar em cheque a eficiência da DeFi está o fato de que seu nível de liquidez é muito menor do que o de mercado de Bitcoin. Isto, segundo ele, a torna muito mais suscetível a grandes oscilações, tanto positivas quanto negativas.

Além disso, Anthony também afirmou que o uso do DeFi para operações financeiras acaba sendo muito mais perigoso. Isto porque, de acordo com ele, seu sistema acaba sendo mais frágil e por isso propenso a hacks e ataques diversos. Naturalmente Jeff Norman descorou dos argumentos.

Para ele, as observações de Pompliano acabam sendo incorretas e com interpretações erradas. Assim sendo, Dorman afirmou que a Arca precisa oferecer contra-argumentos esclarecendo esses pontos. Para ele, há diferentes formas de proteger seus investimentos, o que torna o uso da DeFi significativamente menos perigoso do que o sugerido.

Outros argumentos de defesa da DeFi

Dorman também foi enfático ao afirmar que os investidores que escolherem da DeFi para fazer suas transações não estão expostos a nenhum risco. Para isto, basta que certos cuidados básicos de proteção sejam tomados. E ao julgar pela valorização crescente de seus tokens, muitas pessoas estão seguindo os seus conselhos.

Atualmente dois dos principais tokens ligados a DeFi, AAVE e UNI, já estão no ranking das 20 principais criptomodas. Além disto, o valor total do volume de transações que envolvem essa plataforma já soma 36 bilhões de dólares. Tudo isso traz perspectivas positivas para seu futuro.

Um duelo de titãs

Enquanto o Bitcoin tem batido todos os recordes de comercialização, a DeFi se aproxima cada vez mais do título de potência dentro do criptomercado. E na medida em que os investidores e especialistas já estão acostumados com os debates sobre BTC e Ethereum, há a possibilidade cada vez maior de um novo protagonista se fazer presente nessa discussão.

Seja como for, por enquanto Pompliano ainda não se manifestou com relação as informações trazidas por Dorman. Mas independentemente do que possa acontecer com os rumos desse debate, o surgimento da DeFi acaba representando uma importante mudança de paradigma dentro do universo de ativos descentralizados. Agora é preciso esperar para ver o que de fato isso vai representar para o criptomercado de forma geral no futuro.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile