Ícone do site Criptonizando

Desconstruindo o Trading de Arbitragem para tornar-se um Melhor Trader de Cripto

Considerando que as diferentes exchanges terão diferentes preços para qualquer ativo, devido a uma diferença na liquidez, alguns traders aproveitam esta oportunidade para gerar um lucro relativamente fácil.

O trading de Arbitragem pode ser definido de maneira simples – comprar um ativo ou commodity por um preço, e vendê-lo por um preço diferente lucrando com esta diferença.

Por exemplo, se um trader compra o equivalente a $5 de uma moeda em uma exchange, e depois vende ela por $10 em outra exchange, ele irá gerar um lucro de 100% de forma rápida, e com baixo risco. Este é um exemplo bem simples de arbitragem.

No entanto, se você mergulhar profundamente neste assunto de arbitragem, alguns conceitos mais complicados irão surgir.

Quanto mais processos complexos de arbiragem existem, maior é a quantidade de passos a seguir. Por exemplo, uma estratégia muito comum é a arbitragem triangular.

Esta estratégia envolve a troca de uma moeda por uma segunda moeda, depois a uma terceira, até voltar à moeda original, tudo isso num curto período de tempo. Lucrar com esta estratégia exige uma reação rápida às flutuações do mercado, e a oportunidade de realizar operações a um baixo valor.

Para ambas as estratégias de arbitragem, a discrepância do mercado favorece a obtenção de lucro. No entanto, o trading de arbitragem ajuda consideravelmente a estabilizar o preço dos ativos entre as várias exchanges. Quando um ativo tem um preço baixo, a demanda irá aumentar. Logo, vender este ativo com o preço elevado em outra exchange, seu valor diminui. Desta forma, os preços se tornam praticamente os mesmos.

Sem flutuação de mercado, não haveria oportunidades de lucro para a arbitragem. Por isso, quanto mais o trading de arbitragem é implementado, menores serão as oportunidades para atuar nesta estratégia.

Como o mercado tem a tendência de estabilizar por si próprio, a priori, não há muitas oportunidades de arbitragem. Pode haver discrepâncias devido à localização geográfica, e diferentes jurisdições pelos acontecimentos políticos e econômicos específicos de um lugar em particular.

Por exemplo, durante o ápice do mercado de bitcoin em 2017, For example, during the peak of bitcoin market in 2017, havia preços regularmente mais altos para criptomoedas na Coreia do Sul, devido à alta demanda no país. Essa diferença de preço foi chamada de “kimchi premium”. Um artigo da Universidade de Calgary identificou duas causas principais para isso: controle de capital e atrito ocasionado pela própria rede Bitcoin (velocidade de transação e taxas).

No entanto, é quase impossível prever o surgimento desse tipo de oportunidade porque depende de uma série de fatores e condições para acontecer. É por isso que um trade médio não poderá tirar vantagem dessa condição e gerar lucro a longo prazo.

Então, como realizar uma estratégia de arbitragem? É a diferença entre o preço mais alto e o preço mais baixo, criando um spread (margem bruta de lucro das transações). Quanto maior o valor do spread, maior o lucro conseguido em um trade. Para saber como reagir rapidamente em base ao valor do spread no momento, é preciso ter uma quantia considerável de ambos ativos.

É por isso que a maioria dos tradings de arbitragem estão sendo realizados por fundos de hedge (estratégia de proteção dos ativos para perdas financeiras) e “baleias” (grandes detentores de criptomoedas que influenciam no mercado).  – o tamanho absoluto das ordens que eles podem fazer, cria uma vantagem em um mercado volátil.

Um investidor individual dificilmente conseguirá progredir no trading de arbitragem. Leva muito tempo e esforço analisar os preços das diferentes exchanges encontrar discrepâncias no mercado e atuar sobre elas.

É por isso que muitos pequenos investidores utilizam bots de tradings e scripts especificamente projetados. A maioria das exchanges mais populares, como a Binance, HitBTC e Bitfinex, tem uma API que pode ser uma ferramenta muito útil para arbitragem.

Algumas dessas exchanges permitem criar um bot personalizado para que você não precise executar ordens manualmente. No entanto, prestar atenção a qualquer oportunidade que possa surgir ainda é um benefício para um trader individual.

Como a estratégia de arbitragem exige uma quantia significativa de fundos e ferramentas sofisticadas para trading, ela é utilizada principalmente por grandes investidores institucionais.

Como a estratégia de arbitragem exige uma quantia significativa de fundos e ferramentas sofisticadas para trading, ela é utilizada principalmente por grandes investidores institucionais.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile