Ícone do site Criptonizando

Desdolarização é uma tendência irreversível, afirma ministro russo

Bitcoin está pronto para a margem dos US$ 190.000 após cruzar o limite de US$ 30.000, diz analista

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse em uma coletiva de imprensa na sexta-feira que a mudança do uso do dólar americano como meio de troca no comércio global em favor de moedas nacionais é uma tendência irreversível.

O funcionário russo também enfatizou que é importante trabalhar ativamente para neutralizar as ameaças à segurança, incluindo aquelas originárias dos EUA, em cooperação com os países da Comunidade de Estados Independentes (CEI). 

“Começamos a ver uma fuga do dólar. Até agora, não é tão rápido, mas com certeza vai acelerar. Na verdade, essa tendência é irreversível.

Os EUA já cortaram, de verdade, o galho da árvore em que estavam empoleirados, gerenciando os fluxos financeiros globais e a economia mundial como um todo, alavancando o papel dominante do dólar”, afirmou o principal diplomata russo.

Na sexta-feira, o ministro das Finanças russo, Anton Siluanov, também disse a repórteres que a Rússia está deixando de usar o dólar americano ao pagar por exportações e reduzindo os acordos em dólares com empreiteiras.

“Agora estamos nos concentrando em acordos em moedas nacionais, rublos e moedas de países amigos”, disse o funcionário, acrescentando:

“Os pagamentos em dólares estão diminuindo gradualmente, especialmente para fornecimento de mercadorias de exportação russas, acordos entre nossos contratados, para tornar mais fácil e confortável o pagamento de nossos parceiros comerciais estrangeiros.”

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile