Ícone do site Criptonizando

Desenvolvedor cria caixa eletrônico de bitcoin que ‘até amadores podem construir’ usando a Lightning Network

bitcoin atm caixa eletrônico lightning network

Um desenvolvedor resolveu criar um caixa eletrônico de bitcoin de uma maneira muito simples com o objetivo de tornar possível que qualquer um possa fazer o seu.

O protótipo, revestido de uma caixa de papelão, é uma ideia engenhosa que usa a Lightning Network, uma das soluções mais famosas e antigas para o problema da escalabilidade do Bitcoin.

Criado pelo usuário @21isenough no Twitter, que não quis se identificar, o caixa eletrônico transforma moedas fiduciárias em satoshis (frações da criptomoeda).

“É importante saber que alguém não precisa comprar um bitcoin inteiro. Você pode possuir frações de um bitcoin”, disse o desenvolvedor ao site Decrypt. “Com esse caixa eletrônico você pode comprar bitcoin por uma moeda de 2 centavos de dólar — isso é equivalente a 200 satoshis.”

Como funciona a invenção

A máquina, que está programada para reconhecer até seis tipos de moedas fiduciárias, funciona de maneira extremamente simples.

O usuário insere as moedas no “aceitador de moedas” da máquina e aperta um botão na interface que inicia o processo de troca.

Depois, um código QR será gerado em seu smartphone e o usuário deixa que a câmera do caixa eletrônico o escaneie. Isso gera uma fatura e converte o dinheiro em bitcoin para a carteira Lightning do usuário.

“A Lightning Network é uma tecnologia brilhante e eu queria torná-la mais tangível”, disse o desenvolvedor, que vive em Portugal.

I built the LightningATM. Coins turned into bitcoin – literally in seconds – received over the Lightning Network.

Have fun and build your own ? ⚡ ? pic.twitter.com/1vowSKUMeY

— 21isenough (@21isenough) September 8, 2019

Segundo ele, o objetivo é que a criação seja tão simples de construir que qualquer um possa fazer um caixa eletrônico. Para isso, o programador está determinado a melhorar seu design.

O próximo passo, é uma placa de circuito impresso que tornaria a solução em “insira e aperte”. “Muito mais fácil de configurar”, disse o desenvolvedor.

Ele publicou a lista completa de peças e códigos no GitHub, uma plataforma para desenvolvedores.

O software da invenção, chamada de LightningATM, é executado no Raspberry Pi, e segundo o criador, neste momento ainda “é preciso ser bastante técnico para reconstruir a máquina”.

A ideia foi muito bem aceita pela comunidade cripto e agora o inventor está considerando fabricar e vender um pequeno lote de LightningATMs.

Seu objetivo é que, um dia, seja tão fácil comprar bitcoin que as pessoas usem regularmente esses tipos de caixas eletrônicos para se livrar das moedas fiduciárias que recebem como troco nos estabelecimentos.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile