No ano passado, autoridades dos Estados Unidos proibiram o uso do “misturador de moedas” Tornado Cash para seus cidadãos, devido a preocupações com lavagem de dinheiro por parte de criminosos.
Agora, desenvolvedores do Ethereum criaram pools de privacidade para permitir transações anônimas de criptomoedas, com a opção de provar que o dinheiro não é ilícito.
O novo aplicativo, chamado Privacy Pools, é uma continuação do Tornado Cash, mas com recursos que atendem às preocupações regulatórias. O objetivo é proteger a privacidade dos usuários enquanto provam que não estão cometendo crimes.
As autoridades dos EUA estão prestando mais atenção à criptografia e esperam regulamentar a indústria para supostamente evitar crimes. No entanto, muitos no espaço de ativos digitais ainda esperam poder usar ferramentas que protegem sua privacidade.
O Privacy Pools, assim como o Tornado Cash, usa a tecnologia blockchain para permitir que os usuários movam suas criptomoedas anonimamente. No entanto, o novo aplicativo também inclui um recurso de prova de conhecimento zero que ajuda a provar que as transações não têm ligação com atividades criminosas.
Isso pode ajudar a garantir que os reguladores e as autoridades legais não sejam tão agressivos na imposição de sanções contra o aplicativo.
Embora muitas autoridades dos EUA estejam preocupadas com o uso de criptomoedas para atividades ilegais, como lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, muitos defensores de criptografia argumentam que a privacidade é um direito fundamental e que os usuários devem ter a liberdade de usar ferramentas que protegem sua privacidade.
Embora o Privacy Pools ainda seja apenas uma demonstração e não tenha sido auditado, a equipe por trás do aplicativo espera que isso ajude a iniciar uma conversa sobre como as criptomoedas podem ser usadas de maneira segura e responsável.