Ícone do site Criptonizando

Desenvolvedores de Monero (XMR) encontram bug de privacidade

Após atualização, Monero tem melhor desempenho entre as 15 principais criptomoedas

Os desenvolvedores da criptomoeda com foco na privacidade Monero (XMR) divulgaram um bug “bastante significativo” que pode afetar a privacidade das transações dos usuários.

“Se os usuários gastarem fundos imediatamente após o tempo de bloqueio nos primeiros 2 blocos permitidos pelas regras de consenso (~ 20 minutos após o recebimento de fundos), então há uma boa probabilidade de que a saída possa ser identificada como o gasto real”, twittaram os desenvolvedores.

O bug, inicialmente investigado pelo desenvolvedor de software Justin Berman, foi descoberto no algoritmo de seleção do Monero e resulta em “chance próxima de 0 de selecionar saídas extremamente recentes.” 

Essencialmente, isso significa que se um usuário gastar seus tokens XMR em aproximadamente 20 minutos após recebê-los, é altamente provável que sua transação possa ser identificada como a real entre várias transações falsas.

“Hoje, se um usuário gasta uma saída diretamente no bloco que ele desbloqueia, e a saída foi originalmente criada em um bloco que tem menos de 100 saídas no total, sua saída real seria claramente identificável no anel”, disse Berman .

Ele explicou ainda que a média anual atual da Monero é de cerca de 63 saídas por bloco, portanto, “as saídas que são gastas imediatamente quando são desbloqueadas são provavelmente identificáveis ​​nos anéis hoje.”

Um risco para os fundos?

De acordo com os desenvolvedores, o bug está atualmente presente na carteira oficial do Monero “até que uma correção possa ser adicionada em uma futura atualização de software da carteira”. 

No entanto, uma possível correção não exigiria um hard fork – uma atualização que quebra as regras de consenso. Além disso, o bug não representa nenhuma ameaça aos fundos dos usuários.

“Isso não revela nada sobre endereços ou valores de transações. Os fundos nunca correm o risco de serem roubados ”, explicaram os desenvolvedores.

Enquanto isso, os usuários que não querem comprometer sua privacidade devem apenas esperar pelo menos uma hora antes de transacionar o XMR que receberam recentemente.

“O Monero Research Lab e os desenvolvedores do Monero levam esse assunto muito a sério. Forneceremos uma atualização quando as correções de carteira estiverem disponíveis ”, concluíram os desenvolvedores.

Leia mais: Inflação de alimentos básicos subiu 60,6% desde 2020, alerta canal sobrevivencialista

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile