Ícone do site Criptonizando

“Desperdício”, afirma Jack Dorsey sobre criptomoeda fracassada do Facebook

Jack Dorsey - Facebook - criptomoeda

A Meta, empresa controladora do Facebook e Instagram, iniciou o desenvolvimento de sua própria criptomoeda em 2019, a Libra, que foi renomeada para Diem. 

Mais recentemente, quase três anos após, a empresa de Zuckerberg desistiu do projeto, vendendo a propriedade intelectual do Diem para um banco de investimentos.

O ex-CEO do Twitter, Jack Dorsey, compartilhou suas opiniões sobre o projeto fracassado do Facebook com Michael Saylor, o CEO da MicroStrategy, a maior empresa de business intelligence do mundo.

Segundo Dorsey:

“O erro da Meta foi trabalhar em uma moeda que era dona – em vez de usar um protocolo aberto como o Bitcoin.

Espero que eles tenham aprendido muito, mas acho que houve muito esforço e tempo desperdiçados”. – Afirmou

O executivo acrescentou que eles poderiam ter passado esses dois ou três anos de desenvolvimento tornando o Bitcoin mais acessível para os seus bilhões de clientes ao redor do mundo.

“Isso também beneficiaria o produto Messenger, Instagram e WhatsApp. Nós temos essa rede aberta agora e é utilizável. Você não tem que possuir a coisa.” – Disse.

Segundo o executivo, a proposta de valor do Bitcoin desafia alguns conceitos enraizados nas empresas do Vale do Silício.

“Acho que muda muito, mas temos que estar abertos para não ter que possuir a coisa. Você não precisa possuí-lo para obter valor”, disse Dorsey sobre o Bitcoin.

A Meta não seria a primeira plataforma a criar sua própria criptomoeda. Todas as principais exchanges de ativos digitais, da Binance à CryptoCom, têm seus ativos nativos.

Indo no exato sentido oposto, Dorsey está liderando um esforço para construção de protocolos abertos e padrões livres para o setor.

“Todos os nossos produtos, daqui para frente, TBD, o minerador Bitcoin, a carteira Bitcoin, são todos de código aberto.”

Esta semana, a Meta se juntou ao Crypto Open Patent Alliance da Block. Com essa atitude, a empresa se compromete a não aplicar suas “patentes principais de criptomoedas” contra outras empresas.

Qual sua opinião sobre as falas de Jack Dorsey? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Criador do Ethereum receberá de volta US$100 milhões por conta de doação de SHIB

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile