Ícone do site Criptonizando

Dia de sorte: Dono encontra carteira com US$ 50 mil em Bitcoins perdida desde 2012

bitcoin perdido

Como o ouro que se afogou no mar, as carteiras Bitcoin também podem desaparecer nas profundezas do mar digital. Dos 21 milhões de Bitcoins, quase 18 milhões já foram extraídos. No entanto, nem todos eles são acessíveis e, de acordo com certas estimativas, vários milhões já estão perdidos para sempre.

Curiosamente, houve incidentes que o bitcoin perdido foi encontrado pelo seu proprietário. Ron Gross descreveu recentemente esse caso. Gross é uma figura bem conhecida da comunidade Bitcoin, que também foi o fundador da Mastercoin, uma das primeiras Altcoins.

Ao site Cryptopotato, Gross disse: “Naqueles dias de 2012, as discussões em torno do Bitcoin não estavam tão difundidas como hoje e foram conduzidas principalmente nos fóruns do BitcoinTalk. A certa altura, alguém ofereceu uma doação de Bitcoin para ser paga a qualquer pessoa que fizesse um projeto para melhorar a escalabilidade da moeda”

Gross gostou da idéia e rapidamente abriu uma carteira para doações de Bitcoin.

Esses eram os primeiros dias do Bitcoin, antes da carteira Electrum e de qualquer carteira de hardware, então Gross havia aberto a carteira através do site Blockchain.info. As doações acumuladas somaram um total de 5.725 Bitcoins, cujo valor atual é de aproximadamente US$ 50.000.

Em 2012, o preço do Bitcoin era muito inferior ao seu valor atual e, como o projeto não se concretizou, as moedas foram esquecidas na carteira ao longo dos anos.

No entanto, a necessidade de relatar transações para fins de tributações forçou Ron a uma tentativa de rastrear a carteira e, após sete anos, ele a encontrou.

As carteiras no Blockchain.info sao acessadas via web. As chaves privadas são criptografadas e armazenadas em um servidor central, e o acesso à carteira só é possível por meio de uma senha. Embora Gross soubesse a senha, ele não podia acessar a carteira devido a mudanças feitas ao longo dos anos, e somente depois de entrar em contato com o atendimento ao cliente da Blockchain.info, ele recuperou com sucesso o acesso aos fundos.

Desde aquela época, Gross tem se perguntado o que fazer com os fundos que arrecadou. “Como já faz muito tempo, vou esperar que as pessoas relevantes respondam, e se não houver interesse substancial nas próximas duas semanas, os fundos serão doados para um projeto relevante no campo da melhoria do desempenho do Bitcoin. ”, Afirmou Gross.

Cerca de 20% do Bitcoin está perdido

Ao contrário do caso de Gross, nem todas as carteiras perdidas estão destinadas a serem encontradas. Um estudo recente descobriu que o número total de Bitcoins perdidos varia de 2,78 a 3,79 milhões, o que é aproximadamente 15-20% do total de Bitcoins em circulação.

Entre as moedas perdidas estão as carteiras de Satoshi Nakamoto, que contêm cerca de um milhão de Bitcoins, de acordo com várias estimativas.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile