O embaixador africano do BRICS, Anil Sooklal, afirmou que os dias de domínio do dólar americano estão no fim. Em uma coletiva de imprensa, o diplomata disse a repórteres que o grupo de nações economicamente alinhadas está se afastando da moeda de reserva mundial.
Sooklal disse que o BRICS, que é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, está buscando fortalecer os laços econômicos entre os países membros, estabelecendo transações em suas próprias moedas nacionais.
“O que temos dito e continuamos a aprofundar é a negociação em moedas locais e a liquidação em moedas locais.”
Sooklal acrescentou que a decisão dos EUA e seus aliados de impor sanções financeiras e econômicas contra a Rússia pela guerra na Ucrânia catalisou o movimento do bloco econômico para se afastar do dólar.
“O BRICS iniciou um processo que foi acelerado como resultado do conflito, como resultado de sanções unilaterais. Os dias de um mundo centrado no dólar acabaram. Isso é uma realidade. Hoje temos um sistema de comércio global multipolar”.
Ao destacar o compromisso do bloco de contornar o dólar, Sooklal afirmou que o BRICS não discutirá a ideia de lançar uma nova moeda global durante sua cúpula no próximo mês.
“Nunca se falou em moeda do BRICS. Não está na ordem do dia.”
No início deste mês, surgiram relatos de que a aliança econômica estava se preparando para revelar uma moeda lastreada em ouro na 15ª Cúpula do BRICS na África do Sul.
A moeda foi supostamente projetada para competir com o dólar americano “sustentado por crédito”.