Ícone do site Criptonizando

Dicas para proteger seu website e manter seus dados seguros

Invadir um website é motivo de orgulho para muitos hackers. Eles tomam o controle de um site e deixam uma mensagem, algo como uma marca pessoal. Sites de pequeno e médio porte são os alvos favoritos de hackers buscando notoriedade.

Se você é dono de um website desses, é necessário tomar algumas precauções em ordem de manter a segurança das coisas. Separamos aqui neste artigo algumas dicas que vão te ajudar a proteger seu website ao máximo.

Use um bom VPN

Um VPN é um software que permite acessar uma rede pública com a proteção de uma rede privada. Você pode proteger seus dados com um VPN gratuito, mas há versões pagas que são bem interessantes.

O importante sobre o VPN é que ele vai ajudar a manter a sua privacidade. Enquanto você acessa a internet ou alguma outra rede pública, o VPN vai garantir que não há ninguém bisbilhotando os seus dados.

Mantenha o software atualizado

Isso pode parecer um clichê ou uma dica muito batida, mas é verdade. É incrível quantos problemas acontecem simplesmente porque alguém não atualizou o software. O melhor que você pode fazer é deixar as atualizações automáticas ativadas.

As atualizações de software muitas vezes são feitas para corrigir falhas de segurança. Essas falhas podem ser exploradas por hackers se não forem corrigidas a tempo.

Verifique suas senhas

Houve um tempo em que pessoas usavam SENHA como senha de websites, computadores e etc. Não é preciso dizer que isso é ridículo e nunca deve ser imitado. Aqui vamos um passo à frente para dizer que senhas comuns não devem ser utilizadas.

Nada de datas de aniversário, nome de esposa, filho e etc. Use uma senha aleatória no seu website. É ainda melhor se você usar um gerador de senha para isso.

Evite carregamento de arquivos por parte dos usuários

Deixar que os usuários carreguem arquivos para o seu website é uma péssima ideia. Se você precisa receber arquivos dos visitantes do seu site, uma boa ideia é usar o e-mail ou algo do tipo. Hackers podem tentar carregar programas maliciosos para o seu servidor. 

Use HTTPS 

HTTPS é um protocolo de internet que adiciona uma camada extra de segurança para o seu website. Ao acessar grandes plataformas ou sites, como o Facebook ou Instagram, você vai notar que o endereço tem sempre um HTTPS na frente. 

Se as grandes empresas usam esse protocolo para se proteger, você deve fazer o mesmo.

Além disso, já é de conhecimento comum que o Google dá uma pontuação maior para os websites que utilizam o HTTPS. Portanto, você tem uma motivação extra para usar esse protocolo.

Use ferramentas de segurança

Existem centenas de softwares gratuitos e pagos que vão ajudar você a proteger o seu website. Há softwares específicos que protegem sites de falhas e ataques comuns, como injeções de SQL, ataques DDoS e etc.

Você deve instalar alguns desses softwares, pelo menos os gratuitos para garantir uma proteção extra para o seu website.

Proteja-se contra a falha humana

A falha humana é a fraqueza mais explorada por hackers. Existem sistemas quase que perfeitos, o fator humano é o que os enfraquece. Você deve limitar a quantidade de pessoas que tem credenciais de administração no seu website. 

Se possível, que seja apenas você a pessoa que tem o login e a senha do seu website.

Mantenha-se atualizado

Ler este artigo é um sinal de que você está no caminho certo. Mas você precisa entender que a segurança da informação é um campo dinâmico e em constante atualização. Há sempre novas ameaças e novos fraquezas nos sistemas.

O seu trabalho é manter-se atualizado. Leia revistas de informática que dão ênfase em segurança da informação. Nesse tipo de lugar você vai encontrar dicas valiosas que podem garantir a segurança do seu site.

No topo disso, você pode ir além é ler alguns livros sobre o assunto. Há obras que não são muito técnicas e que vão te dar uma noção mais profunda de como proteger seu website.

Considerações finais

Seguindo essas dicas você vai estar com um website muito mais protegido do que a média. Se você gostou desse artigo, não se esqueça de compartilhar com seus conhecidos que podem precisar.

Sair da versão mobile