Ícone do site Criptonizando

Dinheiro deixou de ser lixo (por enquanto), afirma maior gestor de fundos do mundo

Ray Dalio - Economia mundial

Ray Dalio, fundador da Bridgewater Associates, uma das maiores empresas de gestão de ativos do mundo, afirmou durante uma conversa no Fórum Econômico de Greenwich que o dinheiro deixou de ser lixo.

Dalio afirmou que o dinheiro como conhecemos é uma péssima classe de ativos em 2021. No entanto, ele afirma que isso mudou, ao menos momentaneamente, devido às macroeconômicas gerais. 

Ele afirmou em 2021:

“Gostaria de dizer que o dinheiro que a maioria dos investidores considera o investimento mais seguro é, penso eu, o pior investimento. E isso é importante porque perde poder de compra.

A única coisa que eu diria aos investidores é que não julguem nada nos seus retornos ou nos seus ativos em termos nominais, em termos de quantos dólares você tem. Veja-o em termos de dólares ajustados pela inflação.

E assim como o dinheiro este ano, você perderá 4% ou 5% para a inflação. Então preste atenção nisso, porque acredito que será o pior investimento.”

Mudança econômica

De fato, o cenário econômico mudou desde 2021. As taxas de juros foram elevadas pelos bancos centrais e a impressão de dinheiro diminuiu em relação aos níveis de anos atrás. Segundo Dalio, isso dá ao dinheiro e aos ativos equivalente ao dinheiro no sistema bancário um retorno real positivo.

Confira as falas do bilionário:

“O dinheiro agora tem um apelo relativamente atraente. Quando eu disse ‘dinheiro é lixo’, isso chamou muita atenção. Agora, quando olhamos para os retornos esperados para este momento, o dinheiro é uma classe de ativos relativamente atraente neste momento. 

Não é apenas atraente porque tem um retorno relativamente decente – decente, não ótimo, mas decente – por outras palavras, tem algo em torno de 1,5% de retorno real. Nada mal. E nada mal em comparação com as outras coisas, e não tem risco de preço. Portanto, parece relativamente atraente.”

Apesar de compreender a situação complicada do dinheiro fiduciário, Dalio ainda não é um grande entusiasta do bitcoin ou das criptomoedas.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile