O Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) apresentou acusações contra três indivíduos supostamente envolvidos no desvio de US$ 400 milhões da exchange de criptomoedas FTX.
O roubo ocorreu imediatamente após a FTX entrar com pedido de falência. De acordo com uma acusação apresentada num tribunal de Washington, o trio obteve ilicitamente informações sobre 50 vítimas.
Os acusados exploraram então essas informações roubadas para enganar as empresas de telefonia móvel. Ao fazer isso, eles conseguiram redirecionar os números de telefone das vítimas para um dispositivo fictício. Enquanto isso, a acusação do trio parece minar as alegações de que o fundador da FTX, Sam Bankman-Fried, foi o cérebro por trás do hack.
Descritos como um tipo de fraude de controle de conta que geralmente visa uma fraqueza na autenticação de dois fatores e na verificação em duas etapas, os ataques de troca de chip tem aumentado.
Em um relatório recente, a empresa de segurança cibernética Stroz Friedberg Digital Forensics destaca uma tendência preocupante: um aumento nos ataques de troca de chip em diversos setores. Notavelmente, esses ataques ultimamente aparentemente visam empresas de criptomoedas.