Ícone do site Criptonizando

Dólar perderá espaço para criptomoedas, afirma ex-presidente russo

FILE PHOTO: Deputy Chairman of Russia's Security Council Dmitry Medvedev gives an interview at the Gorki state residence outside Moscow, Russia January 25, 2022. Sputnik/Yulia Zyryanova/Pool via REUTERS

O sistema monetário entrará em colapso no próximo ano, causando a queda do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, de acordo com Dmitry Medvedev, homem que esteve no comando da Rússia por quatro anos entre dois mandatos de Vladimir Putin.

Medvedev afirmou:

“O euro e o dólar deixarão de circular como moedas de reserva global. Em vez disso, as moedas fiduciárias digitais serão usadas ativamente”, enquanto “todos os maiores mercados de ações e atividades financeiras deixarão os EUA e a Europa e se mudarão para a Ásia”.

Enquanto o Banco da Rússia, que está desenvolvendo seu próprio rublo digital, propôs uma proibição geral de transações cripto no país, Medvedev disse à mídia em janeiro que uma proibição poderia ter o efeito oposto.

Por meio de uma série de postagens em tom bem-humorado nesta semana, ele deu sua opinião sobre o que pode acontecer em 2023. 

“No Réveillon, todo mundo fica fazendo previsões. Muitos levantam hipóteses futuristas, como se competissem para destacar as mais loucas e até as mais absurdas. Aqui está nossa humilde contribuição”, twittou na segunda-feira.

Medvedev previu que os preços do petróleo chegarão a US$ 150 o barril e o gás natural chegará a US$ 5.000. Ele também espera que a União Europeia entre em colapso depois que o Reino Unido retorne ao bloco e o euro deixe de ser usado. 

Em uma Europa dividida, França e Alemanha se enfrentarão, enquanto Hungria e Polônia ocuparão partes da Ucrânia Ocidental, acrescentou.

O funcionário do governo russo, que agora atua como vice-presidente do Conselho de Segurança do país, vê a Califórnia como um estado independente e o Texas deixando os EUA para formar uma aliança com o México. 

“Elon Musk vencerá as eleições presidenciais em vários estados que, após o fim da nova Guerra Civil, terão sido entregues ao Partido Republicano”, escreveu.

Dmitry Medvedev, que também foi primeiro-ministro da Rússia entre 2012 e 2020 e é considerado um político mais liberal do que Putin, tem sido bastante ativo nas redes sociais desde que Moscou atacou a Ucrânia no final de fevereiro. 

A invasão militar foi recebida com ondas de sanções ocidentais. Dias após o início da guerra, ele postou que a Rússia pode “nacionalizar” ativos estrangeiros em resposta às penalidades.

Ao longo do ano que termina, as autoridades russas trabalharam para expandir a estrutura legal para ativos digitais e regulamentar as criptomoedas, em particular seu uso para liquidações transfronteiriças em meio a restrições financeiras. 

Sair da versão mobile